Exército realiza ID_CURSO de Orientação para a comunidade, domingo, no Parque Antenor Martins.

Prof. Rogério Montes, incentivador da Orientação na UNIGRAN, com dois dos instrutores do ID_CURSO, Dejacir dos Santos e Tiago Meireles.
Os acadêmicos de Educação Física da UNIGRAN, Dejacir Machado dos Santos e Tiago Meireles Matos Rodrigues, terceiros sargentos do Exército, serão instrutores do ID_CURSO de Orientação que o Comando da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada promove domingo, no Parque Antenor Martins, no Jardim Flórida, a partir das 8h da manhã. A inscrição é gratuita e sem limites de idade. “A pessoa pode ir acompanhada do marido, da mulher, dos filhos, é para toda a família”, disse Tiago Meirelles. O ID_CURSO faz parte das comemorações do Dia do Soldado, que será marcado também por uma corrida rústica de 5 quilômetros, pelas ruas de Dourados. A Orientação é um esporte praticado em ambientes abertos e naturais, que desenvolve os sentidos de direção e de localização geográficas, a capacidade de tomar decisões rapidamente, melDATA_HORA o preparo físico e alivia o estresse. As provas são disputadas sempre em pistas demarcadas segundo o nível de dificuldade de cada categoria. Os competidores devem percorrer os trajetos tendo em mãos apenas uma bússola e um mapa da área. “Haverá uma equipe ensinando os procedimentos, desde o início – como utilizar a bússola e a carta-terreno – e a gente vai montar várias pistas para iniciantes, será bem interessante”, explicou Dejacir dos Santos. Dejacir é um dos atletas de destaque do Estado em Orientação. Foi campeão na categoria H21B, no Circuito Sul-Mato-Grossense de Orientação, em 2005, e 2º colocado no Troféu Brasil. Neste ano, subiu para a categoria A, uma antes da elite desse esporte, e ocupa a 5ª posição na classificação desse torneio, que é realizado ao longo do ano em várias cidades. A próxima etapa, em setembro, acontecerá em Campo Grande. O ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN incentiva a prática da Orientação na região de Dourados e tem tido equipes bastante competitivas, formadas por estudantes do ID_CURSO, desde 2003. No ano passado, por exemplo, Anderson de Oliveira Mamede e Karina de Oliveira França classificaram-se nos terceiros lugares, em suas respectivas categorias, do Troféu Brasil de Orientação, realizado no Jardim Botânico de Brasília. Domingo, os acadêmicos estarão colaborando e participando da realização da Corrida do Soldado, que terá largada e chegada no Parque dos Ipês, e das atividades do ID_CURSO de Orientação. Natação O acadêmico Tiago Meirelles, instrutor de Orientação, também é um nadador de destaque. O atleta é o campeão da prova de natação do pentatlo, nas Olimpíadas da Brigada Guaicurus deste ano e está se preparando para os Jogos do Comando Militar do Oeste, em outubro, na capital do Estado. Mas seu objetivo maior é classificar-se para os Jogos Marciais do Rio de Janeiro, que reúne atletas de todos os comandos do Exército. (JRA)