Acadêmicos de Arquitetura trabalham em obra de casa para doação.

(Acima) prof. Rubens Di Dio (dir) e o topógrafo Missirian dão orientações sobre marcações da obra de 57 m2que será feita pelos próprios acadêmicos.
Os acadêmicos do 4º semestre do ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN estão desenvolvendo um projeto de ensino, extensão e responsabilidade social. A ação está sendo realizada na disciplina de Tecnologia da Arquitetura e Construção I, sob a orientação do professor Rubens Di Dio, pró-reitor administrativo da Instituição. A casa, que fica na Rua Ignácia de Mattos Brandão, no Parque do Lago, terá 57 metros quadrados de área coberta com telhas de barro, dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. O objetivo do projeto é colocar os acadêmicos trabalhando no lugar dos operários, para que, assim, eles possam conhecer a dimensão do trabalho que estará sendo executado. “O projeto é uma forma dinâmica e social de os alunos estarem aprendendo a disciplina com mais ênfase e com um aproveitamento mais amplo da Arquitetura”, disse Di Dio. O projeto arquitetônico da casa é dos próprios acadêmicos. Já os reID_CURSOs para a construção serão adquiridos por meio de campanhas de doação junto aos acadêmicos, professores e comerciantes do Município. O projeto já recebeu a doação dos serviços de topografia, do pai de um aluno, Magno Missirian. Essa é a quarta casa projetada e construída por acadêmicos da UNIGRAN que será doada a uma família de baixa renda. Segundo o orientador do projeto, dar aos alunos a oportunidade de se colocarem no lugar dos operários é uma maneira de eles conhecerem e respeitarem o trabalho que os peões realizam na obra. “Em uma construção precisamos de um bom líder, que tenha capacidade de aglutinar o seu meio para o bem comum, que consiga que as pessoas se engajem e tenham um bom relacionamento, e que dessa forma todos possam realizar um serviço de qualidade. Então, precisamos desenvolver essa capacidade de liderança nos nossos alunos”, explicou o professor Rubens. Dentro do projeto social de construção de moradias para famílias carentes, os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo estão promovendo a “Campanha Solidária do Tijolo”, que pretende arrecadar 4,5 mil tijolos. A doação poderá ser feita em caixas identificadas com o nome da campanha, que estarão nas coordenações dos ID_CURSOs da UNIGRAN e em outros espaços da Instituição. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (67) 3411-4184. (MA-KP-JRA)