Delegado do DOF faz palestra no Núcleo de Direito da UNIGRAN.

Delegado Antonio Carlos Videira (DOF) tratou do Inquérito Policial, em palestra para estagiários do NPAJ.
O Núcleo de Prática e Assistência Jurídicas (NPAJ) da UNIGRAN promoveu, na sexta-feira, a palestra “Inquérito Policial - Aspectos Relevantes e Práticas do Inquérito”, com o delegado de Polícia Civil, Antonio Carlos Videira, lotado no Departamento de Operações de Fronteira (DOF). O palestrante abordou temas, como a finalidade do inquérito, o caráter inquisitivo, o valor probatório, prazo para conclusão e arquivamento. O delegado é formado em Direito pela UNIGRAN e pós-graduado em Processo Civil. Ingressou na Polícia Civil em 1990, como escrivão na Delegacia de Fátima do Sul, onde trabalhou até 1991, para, posteriormente, ser transferido para o DOF. Segundo Videira, o inquérito policial é uma peça informativa que compreende o conjunto de diligências realizadas pela autoridade policial, para apuração dos fatos e descoberta da autoria de crimes, sendo importante no decorrer da ação penal. “A principal finalidade do inquérito policial é servir de base para a ação penal. Outra finalidade a ser levada em consideração é o fornecimento de elementos probatórios ao juiz, de maneira a permitir decretação de prisão cautelar”, explicou o delegado. A advogada e orientadora do NPAJ, Juliana de Almeida Fava, disse que a palestra foi empolgante e produtiva para acadêmicos e estagiários. “Esse encontro foi extremamente produtivo, contou com a presença dos estagiários, e acredito que conseguiu atingir os seus objetivos. De uma forma interessante, o doutor Antonio Carlos Videira abordou os aspectos do Inquérito Policial, dispondo sobre temas regionais atuais, dando a todos visão prática do Direito”, disse a advogada. O NPAJ proporciona aos alunos do 5º ano do ID_CURSO de Direito o aperfeiçoamento necessário no campo prático, onde o acadêmico pode vivenciar atividades desempenhadas pelo advogado, em seu dia a dia. Mais informações podem ser obtidas no NPAJ da UNIGRAN, pelo telefone (67) 3423-5522. (KP)