Acadêmicos de Educação Física arbitram jogos do Exército.

Na opinião dos organizadores, as Olimpíadas da Brigada Guaicurus tiveram contribuição importante dos estudantes da Instituição.
O ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN participou, com cinqüenta acadêmicos, da organização e arbitragem das provas de atletismo das “Olimpíadas da Brigada Guaicurus”, encerradas ontem, no Ginásio da Instituição, com disputas de judô. As provas reuniram atletas das unidades do Exército de Ponta Porã, Nioaque, Bela Vista, Amambaí, Campo Grande e Dourados. As competições de saltos, corridas e arremessos de peso, em várias modalidades, aconteceram durante a semana, no 28º Batalhão Logístico, da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada. “As Olimpíadas visam a congraçar os militares da Brigada e preparar para a Olimpíada do Comando Militar do Oeste, e sem eles [acadêmicos] não seria possível realizar as provas”, disse o tenente Giovanni Pacelli. Os acadêmicos da UNIGRAN contribuem com a realização das olimpíadas do Exército desde 2001, atuando como fiscais de provas, cronometristas, árbitros e, também, como observadores, sob orientação do professor Rogério da Cruz Montes, da disciplina de Atletismo. Ele considerou muito bom o desempenho dos acadêmicos, destacando que nenhuma equipe interpôs reID_CURSO contra decisões dos árbitros, e explicou que a parceria com o Exército é uma oportunidade de testar as teorias da disciplina. “O que eu passo para os alunos, a gente tem a oportunidade de aplicar, não só na parte de arbitragem, mas também na observação técnica: da execução de movimentos no salto triplo, salto em altura, das largadas, as passagens de bastões, por exemplo, para discutir, depois, em relatório o que foi observado nas provas”, falou o professor. A aluna Michelle Renovato, 25, do 4º ano, participa desde o primeiro ano do ID_CURSO das equipes de arbitragem que atuam nas Olimpíadas do Exército. Ela disse que a experiência representa muito em sua formação. “Fizemos um trabalho sério, correto e foi muito interessante, porque essa experiência vai ficar para o resto da vida”, falou. A colega Cássia Aparecida Pedroso, 22, que teve a responsabilidade de arbitrar as provas de salto em distância e salto em altura, faz a confirmação: “É uma experiência ótima, que nunca se esquece”, disse. Já Mareli Aguilera, 29, destaca o compromisso dos acadêmicos em participar do evento. “O professor sempre nos oferece essa oportunidade e nós, acadêmicos, temos que dar nosso apoio, é nosso compromisso participar”, disse a aluna. As provas de tiro, taco militar, natação e judô das Olimpíadas da “Brigada Guaicurus” foram conduzidas por árbitros das respectivas confederações. No dia 26 de agosto, os acadêmicos de Educação Física vão coordenar a Corrida Rústica do Exército, em comemoração ao Dia do Exército. O perID_CURSO será de 5 mil metros nas ruas de Dourados. A partida e a chegada serão no Parque dos Ipês. (MA–AF–JRA)