Formando de Farmácia da UNIGRAN expõe TCC no Sindicom.

Alunos Cleber Toda (camisa azul), com orientadores Juliana Agostini (dir.) e o médico Antonio Pedro e a enfermeira Érika Kanetta.
O acadêmico do 8º semestre de Farmácia da UNIGRAN Cléber Massato Toda foi um dos palestrantes convidados pela Associação dos Doentes Renais Crônicos e Transplantados de Dourados e Região, para um debate sobre saúde, realizado no Sindicato do Comércio Atacadista e Varejista de Dourados (Sindicom), semana passada. Toda falou sobre o seu trabalho de conclusão de ID_CURSO, que teve a orientação da professora Juliana da Silva Agostini e do médico Antonio Pedro Bittencourt, que são integrantes do Projeto Assistencial Interdisciplinar aos Pacientes Transplantados da Grande Dourados (PAI). A monografia de graduação de Cleber Toda trata da “Prevalência de Catarata em Indivíduos Transplantados Renais da Microrregião de Dourado-MS e os Efeitos Ocasionados pelo uso Contínuo de Corticosteróides”. A catarata é uma doença que causa cegueira e a pesquisa teve por meta investigar a correlação entre o aparecimento da catarata e o tempo de uso de medicamentos do grupo dos corticosteróides, que exercem importantes funções na defesa do organismo, mas que, a longo prazo, causam efeitos indesejáveis. A catarata é um deles. Como em outras pesquisas já realizadas com a mesma abordagem, o estudo feito pelo acadêmico da UNIGRAN indica prevalência da doença em pacientes com mais de 41 anos de idade, que fazem uso contínuo de corticosteróides e o acadêmico considera importante a atuação do farmacêutico no PAI, no sentido de se evitar a intoxicação medicamentosa. A apresentação foi uma defesa pública do trabalho. “Fiquei um pouco ansioso, porque todo TCC nos deixa preocupados, se vai ser ou não aprovado e quanto à questão das perguntas que são realizadas. Mas foi uma grande satisfação eu ter sido aprovado e poder estar ajudando os pacientes”, disse o formando. A professora Adriana Mary Mestriner Felipe, coordenadora do ID_CURSO de Farmácia e diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da UNIGRAN, disse que a primeira turma de Farmácia da Instituição produziu quarenta trabalhos de graduação, também aprovados com “destaque e êxito”. A Coordenação do ID_CURSO vai, inclusive, realizar um seminário interno exclusivamente para valorizar esses trabalhos de iniciação científica. O seminário será marcado para o mês de setembro. “Todos os alunos que tiveram seus TCCs aprovados vão, novamente, expor seus temas, como estímulo para os outros acadêmicos já irem tomando ciência de como os professores conduzem as linhas de pesquisa na UNIGRAN”, disse a coordenadora. No evento promovido pela Renassul, no Sindicom, o médico nefrologista Antonio Pedro falou sobre o atendimento prestado pelo PAI, projeto iniciado em 2004 e que conta com o envolvimento dos ID_CURSOs de Enfermagem e Medicina das Universidades Estadual e Federal de Mato Grosso do Sul, e com os ID_CURSOs de Farmácia, Nutrição, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem, Serviço Social e Psicologia da UNIGRAN. Já o oftalmologista Ajax Oliveira Leite apresentou um estudo sobre doenças de fundo de olho, e a dentista Márcia Silveira, falou sobre tratamentos odontológicos para pacientes renais. (MA-JRA)