Professora de Pedagogia apresenta projetos infantis em Encontro de Educação.

Profª. Lúcia Eugênia com um dos mais destacados teóricos da educação na Europa e na América Latina, Miguel Zabalza.
A formação de educadores infantis e os Cantinhos Lúdicos foram os projetos apresentados pela professora Lúcia Eugenia Pittas Martini, coordenadora da Brinquedoteca da UNIGRAN, no “17º Encontro Estadual de Educação Infantil e de Séries Iniciais” e “3º Seminário Internacional da Organização Mundial para Educação Pré-Escolar (OMEP)/ Brasil/MS”, realizados entre os dias 14 e 17 deste mês, em Campo Grande. Os ID_CURSOs de Educação da UNIGRAN estiveram presentes, apresentando os projetos dentro dos Centros Infantis, em todas as edições do Encontro, promovido anualmente pela OMEP. Neste ano, especialmente, a Brinquedoteca, apresentada através de painéis, chamou a atenção dos participantes do evento. O projeto desenvolvido pela Brinquedoteca é considerado pela professora um desafio para os alunos, uma vez que são eles que montam, em sala de aula, os chamados Cantinhos Lúdicos, espaços temáticos – beleza pessoal, música, leitura, pintura etc. – para a criança aprender enquanto brinca e que podem ser reproduzidos nas creches da cidade, a partir de materiais simples. “Esse é um projeto importante. Ele é desenvolvido no ID_CURSO de Pedagogia para que os alunos criem os cantinhos em sala de aula, já que não existem muitas opções de diversão para as crianças das creches públicas”, disse a professora. Segundo a professora Lúcia Eugênia, os alunos estagiários da Rede Pública de Ensino costumam se decepcionar quando se depararam com a realidade vivida pelas crianças em salas superlotadas, mobílias inadequadas, espaços mal-adaptados e a inexistência de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos. Esses são os tópicos que fazem com que o acadêmico da UNIGRAN reflita e desenvolva projetos como os que foram apresentados pela coordenadora no Encontro. “A legislação prevê que a creche deve funcionar com muito brinquedo, atividades lúdicas dentro da sala e fora dela. Como não vemos isso acontecer, os alunos montam projetos de Cantinhos e os levam para esses locais”, explicou pedagoga. Os eventos reuniram 600 professores do Estado e palestrantes de renome, como o educador espanhol Miguel Zabalza, doutor em Psicologia e Pedagogia e autor de mais de 100 títulos em educação. A professora Lúcia Eugênia participou como painelista, com o trabalho “ A formação de educadores infantis e os cantinhos lúdicos”. (AF-JRA).