Palestra comemora 30 anos do ID_CURSO de Direito da UNIGRAN.

Doutor Luiz Flávio Gomes tratou sobre temas polêmicos em palestra.
O ginásio de esportes da UNIGRAN foi palco na noite de terça-feira (06) de um encontro entre profissionais e acadêmicos da área do Direito. A palestra comemorativa aos 30 anos do ID_CURSO de Direito e 20 anos da primeira palestra do Doutor Luiz Flávio Gomes teve como tema “O Direito Penal e Processual Penal na Perspectiva das Últimas Decisões do Supremo Tribunal Federal”; que teve ainda como convidada a Doutora em Direito Penal Alice Bianchini. Luiz Flávio Gomes é Doutor em Direito Penal pela Faculdade de Direito da Universidade Complutense de Madri, Mestre em Direito Penal pela faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Para a coordenadora do ID_CURSO de Direito, professora Noemi Ferrigolo, a palestra foi um momento histórico para a UNIGRAN, promovendo o resgate histórico do ID_CURSO. “Foi muito emocionante ver o ginásio lotado, a palestra fez com que voltássemos no tempo, nos remetemos há 20 anos atrás e percebemos o quanto nosso ID_CURSO é importante para Dourados e região; além disso, após uma palestra do Doutor Luiz Flávio, os acadêmicos permanecem durante uma semana debatendo os temas em sala de aula, os comentários, enfoques e pontos polêmicos que ele levantou”, disse Noemi. A mesa principal foi composta pela professora Mestre Noemi Ferrigolo, representando a reitora da UNIGRAN, Rosa De Déa; o palestrante Luiz Flávio Gomes; a professora Doutora Alice Bianchini; o vice presidente da 4ª subseção da OAB de Dourados, Doutor José Arfuchi; a professora Mestre do ID_CURSO de Direito da UEMS, Loreci Nolasco; o coordenador do ID_CURSO de Direito da UFGD, professor Doutor Helder Baruffi; o comandante da Polícia Militar de Dourados, Coronel Carlos Alberto Parreira; o professor Mestre, José Carlos Barbosa; o professor da UNIGRAN Joe Graff Filho; o professor Mestre, José Carlos Robaldo, diretor presidente da ESUD; o Doutor Sérgio Guimarães Dias, ex-diretor da Faculdade de Direito da UNIGRAN e o acadêmico Paulo César Nunes, vice-presidente do diretório acadêmico 27 de Outubro. Segundo o Doutor Luiz Flávio Gomes, em 20 anos o cenário jurídico brasileiro sofreu muitas alterações, principalmente em relação aos ID_CURSOs superiores, que na época existiam 150 e atualmente são mais de 800; ele disse ainda que o acadêmico deve se preparar constantemente e utilizar ferramentas como a internet. “Hoje o acadêmico encontra mais dificuldade no momento em que ele sai da sala de aula, mais ao mesmo tempo tem muito mais informação, temos a internet, está todo mundo informatizado, então se o aluno se dedica, ele tem sucesso; há espaço pro acadêmico, mas depende muito da sua dedicação, a faculdade é importante, mais também outros ID_CURSOs complementares são necessários, então é isso que o acadêmico deve se conscientizar, fazer uma boa faculdade, estudar muito e prosseguir os seus estudos, trabalhamos com o conceito de educação continuada, para que haja uma educação permanente na vida, caso contrário ele será um excluído do mundo jurídico”, completou o palestrante. (KP)