Encontro Multidisciplinar de professores e acadêmicos de Educação inicia amanhã.

A Faculdade de Educação da UNIGRAN realiza nestas terça, quarta e quinta-feira o “III Encontro Multidisciplinar de Educação”, com um programa de atividades que interligam as áreas de Artes Visuais, Pedagogia, Matemática e Letras. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas diretamente na tesouraria da Instituição. Além de palestras e mesas-de-debate, programas para o período noturno, o Encontro oferece ID_CURSOs de 8h, que orientam a atuação docente de forma interdisciplinar em torno 16 temas. Os telefones para informações são 3411-4171, 3411-4138, 3411-4129 e 3411-1439. O tema geral do evento é “Reflexões sobre a Prática Docente na Educação Intercultural”. O Encontro será aberto com o seminário “Educação: Um Mosaico Cultural”, que terá como palestrante o professor Adilson Crepaldi (UEMS), e prossegue com a palestra “Cultura e Prática Doecente”, do professor Marco Antônio Escher (FIC/Rio Claro-SP), e com a mesa-redonda Reflexões Interculturais, baseada em pesquisa etnomatemática, que terá a participação dos professores Rita de Cássia Limberti (UFGD) e Mário Teixeira de Sá Junior (Unesp). Segundo a professora Vera Fátima Corsino de Almeida, um das coordenadoras do Encontro, o objetivo é mostrar aos participantes como é possível lecionar uma determinada disciplina, utilizando-se também do conteúdo de outras, ampliando-se a visão dos alunos e ajudando-os a desenvolver várias competências. “A importância desse encontro é atender aos diversos conteúdos dentro de uma única disciplina, aumentando-se a capacidade de raciocínio do professor e vendo as áreas de outras formas, não só do mundo dele”, disse a professora. Ela explica que o trabalho interdisciplinar ainda é uma dificuldade na maioria das escolas de ensinos fundamental e médio. “O próprio Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já engloba, em apenas uma questão, vários conteúdos, e isso não vem sendo trabalhado na escola”. (AF-JRA) Programação de ID_CURSOs do Encontro Dias 07 e 08/06/2006 ( 8h/a) - “O Teatro na Educação: Uma vivência lúdica – corpo, som e imagem”. Ministrante: prof. Everton Roberto de Oliveira. - “Resolução de equações de 1º e 2º graus usando-se o EXCEL”. – Ministrante: prof. Eleandro Aparecido Miqueletti – SESI/UNIGRAN. - “Origami : Uma Arte Milenar” - Ministrante: Andréia Yumiko Nishi, formanda de Matemática/UNIGRAN. - “Matemática Lúdica para as Séries Iniciais” - Ministrante: profª Vera Fátima Corsino de Almeida/UNIGRAN. Monitores: Junior dos Santos Duarte e Madalena de Melo Magalhães. - “Relação professor-aluno: a importância da transferência na formação do autoconceito”. Ministrante: profª Lucia Helena Novaes da Silva. - “Materiais didáticos para as aulas de Matemática do Ensino Fundamental”. Ministrante: profª Vanilda Alves da Silva – FUNLEC/UNIGRAN. Monitora: Valéria Santos Areias. - “O uso de calculadoras em sala de aula nos diversos níveis de ensino”. Ministrante: prof. Marco Antonio Escher – FIC -Rio Claro/SP. - “Fala e escrita no ensino”. Ministrante: porfª Maria Alice de Mello Fernandes. - “Linguagem e representação : caminhos da Lingüística” - Ministrante: profª Gabriela Wendischg. - “A proposta pedagógica na Educação de Jovens e Adultos: do imaginário ao concreto”. - Ministrante: profª Elizabeth Velter. - “O verso e a prosa de Chico em sala de aula”. Ministrante: Profª Rute Josgrilberg. - “Jogos e brincadeiras com inclusão”. - Ministrantes: Naudirene e João Marcos Tavares Ferreira. - “Transtorno do déficit da atenção/hiperatividade: estratégias de avaliação escolar e a intervenção educativa”. Ministrante: Profª Rosemeire Souza Navarro. - “Oficina Lúdica: Confecção de brinquedos com sucatas”. Ministrantes: profª Lúcia Eugênia Pittas Martini - “Altas habilidades / superdotação - políticas pública e diversidade”. Ministrante: Márcia Nunes Benevides - secretária municipal de Educação. - “Prática de Análise lingüística em sala de aula (5º a 8º séries)” - Ministrantes: Franciane de Lima e Maria Paulina – acadêmicas de Letras/ UNIGRAN.