Novo núcleo da UNIGRAN utiliza a equoterapia em atividades multidisciplinares.

Núcleo inaugurado nesta sexta-feira envolverá diversos ID_CURSOs, em terapias e projetos que utilizam o cavalo como reID_CURSO principal.
A UNIGRAN inaugurou, nesta sexta-feira, 2, o seu Núcleo de Equoterapia, que terá aplicação multidisciplinar em projetos de extensão e estágio supervisionado em diversas áreas acadêmicas. O Núcleo – um espaço cercado de 800 metros quadrados, chamado de picadeiro, que fica ao lado da Clínica-Escola de Fisioterapia – possui instalações apropriadas para a monta e cavalgadas dos instrutores, pacientes e aprendizes nos animais de forma segura. Com essa inauguração, a UNIGRAN aumenta a oferta à comunidade dessa especialidade terapêutica no município. A terapia com utilização de cavalos já é adotada pela Apae-Dourados e Sociedade Pestalozzi, com apoio do 3º Batalhão de Polícia Militar e da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizado do Exército, que fez a doação de dois animais adestrados para o Núcleo da UNIGRAN. A cerimônia de inauguração foi prestigiada pelos principais dirigentes da Instituição, Murilo e Cecília Zauith, e por representantes da Apae Anayara Zerlotti, da Polícia Militar e da Sociedade Pestalozzi, coronel Carlos Alberto Pereira, do Exército, Sérgio Etchegoyen, da Secretaria Municipal de Saúde, Cristi Rodrigues, em nome da secretária Maria de Fátima Metelaro, da Associação dos Fisioterapeutas da Grande Dourados, Solemar Vidigal, e por coordenadores de ID_CURSO, professores e acadêmicos da UNIGRAN. Fazendo um relato breve dos 30 anos de história da Instituição, a professora Rosa Maria D’Amato De Déa disse que as atividades de extensão universitária, que oportunizam à comunidade acesso a serviços inovadores, são uma das mais importantes tradições da UNIGRAN. “Essa é uma atividade extra-curricular e, como todas as atividades de extensão, ela é importante porque qualifica o ensino; mas, especialmente, porque dá atendimento diferenciado para a comunidade”, falou a reitora. A professora Rosa De Déa explicou que, no Núcleo de Equoterapia, atuarão equipes dos ID_CURSOs de Fisioterapia, Psicologia e de Medicina Veterinária, que já integram o projeto, e também de Artes Visuais, Enfermagem, Educação Física, Pedagogia e de Serviço Social, além de um instrutor de equitação. Segundo uma das responsáveis pelo Núcleo, a fisioterapeuta Raphaela Oliveira Ramos, a equoterapia “é um método desenvolvido por equipes multiprofissionais e de abordagem interdisciplinar, que engloba as áreas de educação e da saúde”. “Os atendimentos são realizados com pacientes portadores de patologias neurológicas, pediátricas, geriátricas e patologias do assoalho pélvico. Eles podem ser encaminhados para equoterapia após avaliação médica, fisioterapêutica ou psicológica”, disse a fisioterapeuta. Cada vez mais difundida no país, a equoterapia é um reID_CURSO que traz resultados bastante positivos nos tratamentos de disfunções físicas e mentais, que se mostram em sintomas como a hiperatividade e nas faltas de coordenação motora, equilíbrio e autoconfiança. Especialmente nas crianças portadoras de necessidades especiais, as cavalgadas assistidas por profissionais especializados auxiliam também no fortalecimento muscular, nos ganhos em flexibilidade de consciência do próprio corpo e no melhor desenvolvimento da afetividade. A fisioterapeuta Camila Di Dio, também responsável pelo Núcleo de Equoterapia, disse que o método possibilita o uso de diversas técnicas. Mas a aproximação entre o paciente e cavalo deve ser gradativa. “Essa é uma terapia que muito dificilmente ele (paciente) vai dizer: ‘ah, não quero ir ao tratamento’. Mas para isso a gente faz todo um trabalho de aproximação, de conhecimento da criança com o cavalo, e estamos recebendo um pônei que servirá para mediar esse trabalho”, disse Camila. Na próxima sexta-feira, a UNIGRAN faz a inauguração da Farmácia-Escola e da Clínica de Estética, que funcionarão no novo Bloco 8. (BB-JRA)