Palestra enfoca pesquisa do Conselho de Biomedicina sobre profissão.

Delegado do CRBM e professor Wesley Borges analisou a profissão e disse que é a terceira em maior crescimento na área da saúde no país.
“A trajetória dos ID_CURSOs de Biomedicina no Brasil” é o tema da palestra ministrada pelo professor Wesley Borges, delegado regional do Conselho Regional de Biomedicina da 1ª Região, aos acadêmicos de Biomedicina da UNIGRAN, nesta terça-feira. O biomédico apresentou dados de um relatório feito por dirigentes do Conselho, para integrar um documento que está sendo elaborado pelos Ministérios da Educação e Saúde, com informações sobre os ID_CURSOs da área da saúde. Segundo o estudo, os ID_CURSOs superiores de Biomedicina são os terceiros em maior crescimento no país. Entre 2000 e 2004, eles cresceram à taxa anual de 47,18%, aumentando de 13 para 61, no período, e para 98, no biênio 2005-2006. O relatório traz, ainda, histórico do ID_CURSO, perfis do biomédico e os campos de atuação da Biomedicina no Brasil, bem como estatísticas sobre matrículas nos ID_CURSOs superiores, percentagem de ID_CURSOs por região e a relação entre número de profissionais e quantidade de habitantes. O professor Wesley avaliou que a existência de 1 biomédico para cada grupo de 70-80 mil habitantes representa um bom campo de atuação. Para efeitos de comparação, a proporção entre médicos e população no Brasil é de 1 para 20 mil pessoas. Segundo o professor, o estudo constatou que a Biomedicina é o ID_CURSO com o maior número estudantes matriculados, entre os ID_CURSOs da área da saúde. “Esses resultados fazem com que os acadêmicos e os profissionais confirmem a presença do Biomédico nos editais e conID_CURSOs públicos, isso reafirma o profissional em nível nacional”, diz o delegado do CRBM, que reclama, porém, de um reconhecimento profissional ainda incipiente aqui no Estado, enquanto que, em São Paulo, por exemplo, a maioria dos laboratórios de análises clínicas tem um biomédico como responsável. Como disse a coordenadora do ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN, professora Valdelice Burgos, o pleno reconhecimento da profissão em Mato Grosso do Sul é questão de tempo. O ID_CURSO da Instituição é o único do Estado e referência para outras regiões do país. “Então, temos uma importância muito grande no Centro-Oeste. Nós estamos fazendo história, estamos abrindo campo para os futuros biomédicos. E a UNIGRAN dá todo o respaldo para isso”, disse a professora, argumentando que os dados da pesquisa feita pelo CRBM apontam a incorporação gradativa dos biomédicos nos quadros de funcionários dos serviços de saúde. (DM-JRA) CAMPANHAS Juntamente com organizações médicas e o Hemocentro Regional de Dourados, o ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN está permanentemente engajado em campanhas de doação de sangue e de medula óssea. Os acadêmicos do ID_CURSO realizam regularmente palestras para os mais diversos públicos, buscando conscientizar a população de que uma simples doação pode representar a esperança de vida para alguém. As pessoas interessadas em fazer doações, podem contatar a Coordenação do ID_CURSO, fone 3411-4185, ou o Laboratório de Análises Clínicas da Instituição.