Acadêmico de Educação Física ganha prata e bronze na Copa de Jiu-Jitsu.

Marcos César agora tem doze medalhas e troféus na carreira, mas busca o primeiro título mundial.
O lutador de jiu-jitsu Marcos César, estudante no ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, está comemorando dois ótimos resultados obtidos na Copa Brasil de Jiu-Jitsu Olímpico 2006. O atleta conquistou a medalha de prata pela segunda colocação na categoria “Peso Pesado”, e a de bronze na categoria “Absoluto acima de 80 quilos”. Mais de 700 atletas participaram deste evento que aconteceu na cidade do Rio de Janeiro, em 13 e 14 de maio. O atleta é instrutor de jiu-jitsu em uma academia de Dourados e tem como treinador o professor Rodrigo Garcia, de Maringá, no Paraná, que é seis vezes campeão brasileiro e cinco vezes campeão mundial. Marcos César trabalha para construir um currículo igual e se prepara para o mundial deste ano, que acontecerá também no Rio de Janeiro, de 22 a 30 de julho. “Estou bem confiante, treinei bastante e minha expectativa é ficar entre os três melhores do mundo na minha categoria”, disse otimista. Como único atleta de Mato Grosso do Sul credenciado pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Olímpico (CBJJO), segundo informou, Marcos César já participou de dois mundiais de Jiu-Jitsu – os de Salvador em 2004, e de São Paulo, no ano passado. Após essa competição, o campeonato seguinte será o sul-americano, que acontece em setembro. Na opinião do atleta, o jiu-jitsu é a mais completa e eficiente arte marcial de defesa pessoal. No Brasil, a arte se aprimorou a ponto de o país ser hoje o centro mundial do esporte. Na parte competitiva, há toda uma cultura em volta dessa luta, preocupada com o comportamento ético e moral dos atletas. As regras são claras e os golpes inválidos, considerados desleais, como morder, puxar cabelo, torcer dedos são inaceitáveis nas competições. “Eu estou sempre passando aos meus alunos essa consciência do esporte”, afirma o atleta. Como a maioria dos atletas amadores do país, Marcos César aponta o pouco incentivo dado aos esportes não-profissionais como o principal adversário. O lutador recebe patrocínio de Procópiu’s Boliche, Unnica Academia e Escola de Idiomas PBF. (DM-JRA)