UNIGRAN promove simpósios na 42ª Expoagro.

Alunos e produtores assistem a simpósios de suinocultura e avicultura.
Foi realizado, ontem, no Parque de Exposições João Humberto Andrade de Carvalho, sede da 42ª Expoagro, o 6º Simpósio de Suinocultura e o 1º Simpósio de Avicultura, organizados pelo ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN e o Sindicato Rural de Dourados, com apoio da Ouro Fino Saúde Animal e a Embrapa Agropecuária Oeste. Segundo os organizadores do evento, o objetivo dos simpósios é dar oportunidade aos alunos e produtores da região de conhecer e debater técnicas de criação de suínos e aves, “cumprindo com o tema da Exposição deste ano: ‘Encontro do esforço com a oportunidade’”, comenta Clarice Zanoni Fontes da comissão organizadora e coordenadora dos simpósios da Expoagro 2006. Zanoni lembra que há dez anos a Exposição Agropecuária de Dourados aproveita o período de realização do evento para realizar simpósios em diversas áreas, como suinocultura, piscicultura, avicultura e agricultura, “trazendo palestrantes de renome nacional, oferecendo uma contribuição técnica para esses produtores”, afirma a coordenadora. O tema dos dois simpósios foi “Suinocultura e Avicultura como Fator de Desenvolvimento”, e as quatro palestras realizadas de foram: Biosseguridade na Suinocultura, proferida pelo médico veterinário Renato Spera da Seara Alimentos; Programa de controle visando o aumento da produtividade da suinocultura, com o doutor em nutrição Rafael Neme, da Ouro Fino Saúde Animal; Influenza Aviária – a gripe do frango e Perspectivas para agregar valor a cadeia da suinocultura e da avicultura na região da grande Dourados, com os professores da UNIGRAN Jorge Granja de Oliveira Junior e Gerson Ribeiro Homem, respectivamente. Renato Spera, primeiro palestrante do dia, comentou que o maior público foi de estudantes e que isso é muito importante, pois “eles vão ser os profissionais do futuro, vão ser os substitutos dos veterinários, dos técnicos e dos próprios produtores. E nós temos a função de disseminar toda a informação da área, de levar a informação para o produtor”. Para a aluna do 1º semestre de Medicina Veterinária da Instituição, Joice Raitman, o apoio da UNIGRAN a eventos deste porte é muito importante para os alunos, “principalmente para os de Medicina Veterinária, nós aprendemos muito com os palestrantes, eles nos passam muitas dicas”, ressaltou. A participante do simpósio Renata Lemos vê nos simpósios um importante pólo de conhecimento não só aos produtores, mas também aos alunos, “está sendo importante tanto para a construção do conhecimento como para uma visão da aplicação prática dos temas”, finaliza. (BB)