UNIGRAN recebe cientista da Embrapa das áreas de genética e clonagem.

Lílian Iguma (d) foi recebida por Cecília Zauith e Robson de Almeida, coordenador do ID_CURSO de Medicina Veterinária.
O ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN recebeu, nesta segunda-feira, a visita da pesquisadora Lílian Tamy Iguma, doutora em Biologia Molecular, integrante da equipe da Embrapa que realizou a primeira clonagem de bovino da América Latina – a da vaca Vitória, em 2001 – e outros experimentos genéticos de ponta, como o clone de Vitória, a bezerra Vitoriosa, em 2004. A cientista veio conhecer o Hospital Veterinário da Instituição e convidar alunos e professores para participarem da palestra “Biotecnologias de Reprodução Animal”, que ela ministra na sexta-feira de manhã, no auditório do Sindicato Rural de Dourados, dentro da programação da 42ª Expoagro. Lílian Iguma foi recebida pelo coordenador do ID_CURSO de Medicina Veterinária, professor Robson Ferreira Cavalcante de Almeida, e pela presidente da Mantenedora da UNIGRAN, Cecília Zauith, que agradeceu à visitante pelos comentários sobre o Hospital Veterinário, dizendo que “tudo é feito para que os alunos da Instituição tenham acesso ao melhor ensino possível no Estado”. A pesquisadora, que tem especialização no Japão e conhece várias instituições do país, havia dito que as “instalações privilegiam os alunos”. “A universidade está de parabéns, porque os laboratórios estão muito bem montados, todas as disciplinas foram privilegiadas, tem um quadro de professores com formação acadêmica muito boa e, realmente, os alunos têm tudo para se transformarem bons veterinários”, disse Iguma. Na palestra de depois de amanhã, a cientista vai falar sobre Fecundação In Vitro (FIV), biotecnologia de reprodução animal que possibilita a mais elevada produção anual de bezerros por vaca de elite, dentro das técnicas mais utilizadas. De um bezerro por ano, fêmeas de alto padrão genético podem dar origem, por meio da FIV, associada com técnicas acessórias, a mais de cinqüenta animais por ano. Entretanto, essa técnica exige alta especialização profissional e equipamentos avançados. De família de tradição na pecuária da Grande Dourados, Lílian Iguma inaugura, no início do segundo semestre, a primeira empresa de genética da região. A “Origens BRA” vai oferecer todos os serviços de alta tecnologia de reprodução animal existentes hoje no país. “Só não a clonagem, por enquanto”, ressalvou a visitante, em tom de brincadeira. Na ocasião da inauguração da empresa, ela dispôs-se a fazer uma palestra na UNIGRAN, juntamente com o doutor Rodolfo Rumpf, líder da equipe de clonagem da vaca Vitória e o mais conhecido cientista da Embrapa na área de genética.