Acadêmicos de Enfermagem discutem saúde por ângulos das Ciências Sociais.

Alunos de três turmas de 1º ano formaram grupos e iniciaram discussões sobre a profissão.
Os acadêmicos de Enfermagem das três turmas de primeiro semestre discutiram, nesta segunda-feira, a saúde pública e particular sob as óticas das disciplinas de Filosofia e Antropologia, que são ministradas pelo professor Fábio Henrique Cardoso Leite. Cada turma apresentou um trabalho de pesquisa bibliográfica e fez relatos sobre o estágio em que se encontra a profissão. Ao que o professor define como compreensão racional da teoria e da prática, alunos que já atuam na área médica contribuíram também com suas vivências como auxiliares, em clínicas e hospitais. O professor disse que, além da aproximação e entrosamento entre os alunos dos períodos vespertino e noturno, a proposta da aula conjunta foi debater uma temática que representa uma preocupação constante do homem, a relação saúde/doença. “A Antropologia trabalha na busca constante do homem e nessa busca nós temos que entender todo o significado e importância do procedimento humano e por que não a Enfermagem trabalhar com essa essência e com essa perspectiva da saúde x doença com a sociedade?”, indaga o professor. O debate teve como pontos iniciais trabalhos de pesquisas apresentados por cada turma, que situaram a Enfermagem historicamente e no conjunto das profissões da saúde. “Muita gente tem o que falar e tem suas dúvidas, e aqui é o local de tirar as dúvidas. Como profissão, a Enfermagem oferece um bom campo de trabalho e deixou de ser só para mulheres”, disse o acadêmico José Camargo. (CN-JRA)