UNIGRAN inaugura complexo de equoterapia no próximo dia 2.

Turmas de Fisioterapia estão tendo aulas e treinamento durante toda esta semana para poderem utilizar essa nova forma terapia.
Uma pista de 800m2, contando com equipamentos apropriados para a equoterapia (utilização do cavalo como um meio de alcançar os objetivos terapêuticos para o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas portadoras de deficiência ou de necessidades especiais) será inaugurada no dia 02 de junho. O local conta com equipamentos como plataforma com rampa, barras e base para terapeutas, espelho elevado e cesta de basquete adaptada. O ID_CURSO teórico-prático de equoterapia, desenvolvido junto aos acadêmicos, tem o objetivo de despertar neles o interesse no método científico. As ex-alunas da Instituição, fisioterapeutas Raphaela Oliveira Ramos e Camila Moreno Di Dio, acompanhadas pela psicóloga Fabiane Vick, apresentam a estrutura e as técnicas utilizadas neste ID_TIPO de tratamento. “Pretendemos também iniciar com um estágio extra-curricular, com a intenção de que mais tarde esta disciplina passe a fazer parte da grade do ID_CURSO”, revela Raphaela, assinalando que a UNIGRAN toma uma atitude de vanguarda ao implantar um complexo como este. “A maioria das faculdades não tem o espaço para a Équo (terapia) e a UNIGRAN está proporcionando este contato ainda no meio acadêmico”, elogia ela. A terapia com cavalos vem sendo aplicada há cerca de 12 anos em Dourados. Até então, alunos da Associação Pestalozzi e da APAE eram atendidos em espaços da cavalaria da Polícia Militar, ou do Exército. Segundo Camila, os resultados do contato de pessoas portadoras de necessidades especiais com os cavalos aparecem principalmente na atitude psicológica. “Em cima do cavalo a pessoa se sente superior, percebe que está controlando um animal enorme e sua atitude muda completamente. Resultados inacreditáveis são obtidos. Alguns que levariam muito tempo para aparecerem através de métodos convencionais são alcançados rapidamente com a equoterapia”, ressalta. O espaço será utilizado por uma equipe multi-profissional e interdisciplinar, que também conta com a contribuição dos ID_CURSOs de Medicina Veterinária, Psicologia, Pedagogia e Serviço Social. Mais informações podem ser obtidas junto à coordenação do ID_CURSO de Fisioterapia, pelo telefone (67)3411-4165, ou através do site www.unigran.br. (CM)