Alunos de Farmácia estudam fatores de crescimento do pão.

A cozinha também é laboratório no ID_CURSO de Farmácia.
Alunos do 5º semestre de Farmácia da UNIGRAN estão aprendendo a fazer pão, nas aulas práticas da disciplina de Tecnologia de Alimentos, ministrada pela professora Márcia Crestani Bin. A informação não estranha porque o farmacêutico é um dos profissionais capacitados a atuar nas carreiras de análise e controle de qualidade de alimentos. “Geralmente, os alunos do ID_CURSO de Farmácia pensam mais em manipulação de medicamentos e em laboratório de análises clínicas, [mas] a área de alimentos é também é uma área possível para eles atuarem depois de formados”, informou a professora Márcia Bin. O objetivo das aulas de Farmácia no laboratório de Nutrição é aplicar conhecimentos teóricos estudados em sala de aula. No caso da panificação, a experiência tem como proposta observar o efeito de certas substâncias no crescimento da massa de pão, como o bromato de potássio, o ácido ascórbico e o amido. A professora diz que a massa é comparada a uma formulação padrão, na qual se verificam também as influências do açúcar e da gordura sobre as características do pão, podendo-se testar, inclusive, o sabor. Em outros ID_CURSOs, além de Nutrição e Farmácia, também se estudam técnicas de alimentos. Na Biomedicina, são feitas análises bromatológicas para se verificar a existência de microorganismos nas amostras de alimentos. Em Medicina Veterinária, a disciplina de “Alimentação e Nutrição Animal” trata dos alimentos de origem animal, e, no ID_CURSO de Turismo, os alunos praticam técnicas de preparação de alimentos e de bebidas de determinadas regiões. Apesar de vários ID_CURSOs terem a mesma disciplina, o enfoque em cada uma é diferente e não configura concorrência entre os profissionais, conforme explica a professora Adriana Mestriner, diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. “A técnica dietética é da Nutrição, nos outros ID_CURSOs, a disciplina é para auxiliar e promover o maior entendimento dentro da área de atuação do profissional”, disse. (IB-JRA)