Brinquedoteca é re-inaugurada com novos espaços.

Cantinhos lúdicos, do ID_CURSO de Pedagogia, estão abertos a alunos de escolas de Dourados e região.
A brinquedoteca, do ID_CURSO de Pedagogia da UNIGRAN está comemorando 10 anos de atividades e, para marcar a data, re-inaugurou o seu espaço, no dia 11 de abril, oferecendo 14 novos “cantinhos” às mais de 100 crianças atendidas de segunda a sexta-feira à tarde e sábados, pela manhã. A ampliação foi feita para permitir que as crianças possam desenvolver diferentes habilidades, seguindo a teoria proposta pelo educador francês Celéstin Freinet, que considera necessário que o ser humano, enquanto pequeno, vivencie atividades que o preparem para a vida do trabalho, do fazer ativo. Leitura, jogos, música, contato com a natureza, informação, cultura e trabalhos com sucatas são algumas das opções oferecidas. Além de oportunizar o lúdico, o espaço também proporciona pesquisa, servindo como laboratório do ID_CURSO de Pedagogia. “Nossos formandos devem ter acesso não só à prática, mas também à questão teórica, porque brincar é necessário para a criança, mas tem uma fundamentação filosófica, sociológica, psicológica, pedagógica... Nós temos autores muito famosos que escreveram sobre a importância do brincar para a criança em seu amplo desenvolvimento”, salienta a professora Lúcia Eugênia Pittas Martini, coordenadora do projeto. O interesse dos acadêmicos pelo lúdico é tão grande que, somente este ano, 15 alunos estão fazendo o trabalho de conclusão de ID_CURSO (TCC) sobre o tema. “Os alunos sabem valorizar a importância do brincar infantil”, ressalta Lúcia. A nova brinquedoteca poderá ser freqüentada por alunos de creches e de escolas de educação infantil, crianças da comunidade e pelos filhos de alunos, professores e de funcionários da Instituição. As visitas não precisam ser agendadas, exceto no caso das escolas e creches, que podem marcar o passeio pelo telefone 411-4117. O serviço é totalmente grátis. OUTRAS POSSIBILIDADES Mas não é somente o ID_CURSO de Pedagogia que se vale do espaço da Brinquedoteca. Diversas outras atividades podem ser desenvolvidas no local. O ID_CURSO de Psicologia tem acesso mais direto ao psicológico infantil através de brincadeiras, a Educação Física também o espaço com crianças de zero a seis anos, que ainda não estão desenvolvidas, nem capacitadas para o esporte, explorando a atividade do movimento de forma lúdica. No cantinho da Matemática, a criança pequena começa a desenvolver a sua capacidade lógica entre três e quatro anos e, nesta fase, começa a trabalhar com a questão de quantidade brincando. Lúcia assinala que outros ID_CURSOs ainda podem se incorporar ao projeto “a Nutrição poderia ensinar de uma forma lúdica como fazer comidas simples, o ID_CURSO de Letras poderia trabalhar a questão do faz de conta, da imaginação, da literatura”, sugere. (AF-CM)