Clínica de Fisioterapia oferece tratamento grátis para incontinência urinária.

Por meio de exercícios fisioterápicos, pacientes podem ter de volta a segurança perdida devido a complicações diversas que afetam o trato urinário.
A Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN atende gratuitamente às pacientes com incontinência urinária. O tratamento é realizado no setor de Ginecologia e Obstetrícia e dura, em média, de dois a três meses. O problema é comum entre as mulheres e pode ser decorrente de obesidade, grande número de partos normais e da menopausa, embora exista também muitos casos de jovens que sofrem deste mal. Nilce Ribeiro Franco, de 67 anos, fala do problema que enfrenta há dez anos. “Eu nem sabia que existia esse tratamento, foi minha neta, Tahyara, que me alertou”, disse. A paciente contou que se sente bem mais segura depois das primeiras sessões. “Comecei, estou me sentindo bem, muito feliz por usufruir de tudo isso aqui, as acadêmicas são uns amores”, falou a paciente. Segundo a coordenadora da Clínica e supervisora do setor de Ginecologia e Obstetrícia, a professora Ângela Rios, muitas mulheres têm a doença e não sabem que há tratamento. “Elas consideram que é coisa da velhice, como o cabelo branco, e a incontinência não é uma coisa normal da idade. Às vezes, muitas mulheres fazem cirurgia sem saber que o tratamento poderia ser feito só com Fisioterapia, que apresenta um resultado até mais duradouro”, disse. Doença - A incontinência urinária causa uma série de complicações na vida social da mulher, muitas param de sair de casa e de trabalhar com receio de perder urina em público. “Tudo por causa de uma doença que é tratável. Na maioria das vezes, a gente consegue resolver sem cirurgia e melDATA_HORAr muito a vida da mulher, por que ela pode voltar à vida normal”, declarou Ângela Rios. A doença pode prejudicar ainda a vida sexual. A mulher tende a se afastar do parceiro por achar que está com cheiro de urina e sente receio de que o fato ocorra durante a relação. A tendência é que o problema vá se agravando cada vez mais. Existem três ID_TIPOs de incontinência urinária. A de esforço, que ocorre quando a pessoa tosse, ri ou levanta peso, a de urgência, que é quando há vontade súbita de ir banheiro e não consegue segurar a urina, e o terceiro é uma combinação dos dois outros ID_TIPOs – para cada um desses casos, há um tratamento fisioterápico diferente. A clínica tem capacidade para atender a dez pacientes por dia e o tratamento é feito em duas sessões por semana, divididas em exercícios e aparelhos de eletroterapia. Pode-se associar ainda o medicamento prescrito pelo médico com a Fisioterapia.(PV) Serviço - A Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN fica na rua Balbina de Matos, 2121, no Jardim Universitário e atende de segunda a sexta-feira. Informações pelo telefone (67) 3411-4163.