“UNIGRAN Vai à Comunidade” se renova em cada edição.

Diretora de escola Maria Ireni e o coordenador de Ed. Física Carlos Muchão: parceria promove o lazer e a educação em saúde nos bairros.
A cada edição, o projeto “UNIGRAN Vai à Comunidade” ganha fôlego para a seguinte. Mesmo nas localidades onde já foi realizado mais de uma vez, a alegria das crianças e a aprovação dos pais fazem parecer que o trabalho é novidade. Mas já são praticamente dez anos atendendo aos bairros de Dourados que têm pouca ou nenhuma infra-estrutura de esporte e lazer para seus moradores. E, apesar de a cama elástica, as pernas-de-pau e a atenção dos alunos e professores serem conhecidos, a comunidade sempre prestigia as atividades em grande número. “É ótimo. O lazer faz muito bem para as crianças e para gente também”, disse a serventuária do Tribunal de Justiça Raldecir Assis da Silva, que acompanhava as filhas de quatro e oito anos de idade, Julia e Giovana, nas atividades realizadas sábado, na Escola Municipal Franklin Azambuja, no bairro BNH IV Plano. A funcionária da Avipal Irene Ferreira, moradora do Cachoeirinha, reclama da falta de parques, praças e entretenimento orientado para os filhos em seu bairro. Por isso, aproveitou a manhã de lazer no bairro vizinho, levando seus três filhos – Sérgio, Fernando e Denis, de dez, nove e seis anos. “Se tivéssemos um parque, as crianças iam brincar mais [e] eu acho que não iam pensar em tanta bobeira”, falou Irene, referindo-se às influências negativas da rua. Educação em saúde, recreação orientada por gente capacitada, tranqüilidade para os pais. A professora de Educação Física Zélia Aparecida Milani Parizotto explica que o projeto ainda promove interação social entre a população e aproxima a Instituição de sua comunidade. “Esse projeto voltado para o lazer, para o entretenimento, é um grande momento em que a gente pode se confraternizar e é muito importante isso”, falou a professora, ressaltando que as atividades atendem às expectativas das crianças, daí o sucesso do projeto, registrou grande presença também de adultos, no BNH IV Plano. Muitos aproveitaram serviços como medição do índice de massa corporal (IMC) e a aferição da pressão arterial. A barraca do ID_CURSO de Enfermagem foi um dos mais movimentados, com as presenças de crianças e homens e mulheres. O trabalho das acadêmicas Ludelça Dorneles Ledesma e Patrícia Leal, do 2º ano do ID_CURSO, foi o de monitorar a ocorrência de anormalidades nessas medições. Nos casos positivos, as pessoas são orientadas a procurar assistência especializada. Mas como orientação geral, os visitantes levam para casa folhetos com dicas de boa alimentação e de cuidados com a saúde e a higiene. “É muito bom. Deveria ter sempre isso nas escolas, faz com que a comunidade escolar toda participe, não só as crianças, como os pais também”, disse o professor Junior Vieira Gomes, presidente da Associação de Pais e Mestres da Escola anfitriã. Em cada bairro, a parceria com uma escola, ou entidade social, é condição para a realização do projeto a “UNIGRAN Vai à Comunidade”. Segundo a diretora da Escola Franklin Azambuja, professora Maria Ireni de Almeida Lima, o projeto é importante porque “desperta na criança a não-violência, o companheirismo, a amizade o respeito o carinho”. Ela dá importância também às parcerias, uma vez que elas fazem a Escola superar suas limitações de reID_CURSOs. “Por mais que os nossos professores de Educação Física, de Artes, tentem esse ID_TIPO de lazer dentro da Escola, as nossas limitações são muitas, mas a nossa parceira com a UNIGRAN não se resume a esse projeto”, disse a diretora. Por intermédio de projetos dos ID_CURSOs de Direito da UNIGRAN e da UEMS, professores da Escola Franklin Azambuja – que possui 720 alunos matriculados na Educação Infantil e nas séries de 1ª a 4ª do Ensino Fundamental – começaram a receber orientações relacionadas à legislação, principalmente, acerca do Estatuto da Criança e do Adolescente. O ID_CURSO de Comunicação Social da Instituição marcou presença no projeto, pela segunda vez neste ano, com a participação do radialista Silva Júnior, acadêmico do ID_CURSO encarregado da animação do evento. Na primeira, na Escola Reis Veloso, o animador foi o aluno e atleta Abílio Pietramale. O projeto a “UNIGRAN Vai à Comunidade” será realizado sábado que vem na Reserva Indígena de Dourados, no período da tarde. (JRA)