Acadêmicos de Arquitetura desenvolvem projetos para um Café-Bar na UNIGRAN.

Profs. Cynara (centro) e Gilfranco (de óculos) com alguns alunos do 3º ano. A turma criou 12 projetos de bar que será montado no 4º bloco da UNIGRAN.
A idéia vai transformar um espaço vago que interliga os blocos 3 e 4 da UNIGRAN, pelo segundo andar, em um lugar de interação para alunos e professores. Foi pensado num Café-Bar e, para dar corpo à idéia, a Coordenação de Arquitetura e Urbanismo instalou uma Mostra de Idéias dos alunos do 5º semestre, para incentivar a produção de projetos. Motivada pela oportunidade, a turma aceitou o desafio e apresentou 12 projetos, que serão avaliados por uma comissão de professores. Os autores do projeto selecionado terão como prêmio a satisfação de verem sua idéia virar obra. Para o orientador dos projetos, o principal da Mostra de Idéias é o exercício acadêmico que faz uma conexão com a realidade profissional do arquiteto. “Os alunos gostam de ter esse contato com a profissão, com projetos que, efetivamente, vão acontecer, como é o caso do café-bar”, disse o arquiteto Gilfranco Medeiros Alves, professor da disciplina de “Projeto de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo I” e coordenador do Núcleo de Arquitetura. O Núcleo de Arquitetura da UNIGRAN foi encarregado do ‘conID_CURSO’ e da orientação aos alunos nesse projeto. O professor Gilfranco completa a explicação falando que a Mostra é um exercício de uso das técnicas e leis de elaboração de projetos, o que os alunos realizaram a tarefa com distinção, na avaliação dele. “Achei que os projetos foram muito bem-realizados, factíveis de acontecer e que, na verdade, podem dar pistas para o pessoal que vai administrar o café-bar de que esse espaço pode ser um espaço bacana, agradável, esse é o objetivo”, comentou Gilfranco. Segundo o pró-reitor administrativo da UNIGRAN Rubens Di Dio, o espaço de 80 metros quadrados deverá ter um balcão de 3 metros e vai se chamar “Café-Bar do Pavimento de Arquitetura e Artes”. O estabelecimento será terceirizado. (IB–DM–JRA).