Projeto “UNIGRAN vai à Comunidade” ganha a participação de mais ID_CURSOs.

Especialidades como a Enfermagem passam a integrar o projeto da UNIGRAN, que é realizado nos bairros de Dourados há nove anos.
A UNIGRAN realizou, neste sábado, 18, a primeira edição do projeto de extensão “UNIGRAN vai à Comunidade” de 2006, levando esporte, lazer e educação em saúde à comunidade do entorno da Escola Estadual “Reis Veloso”. Além do ID_CURSO de Educação Física, que desde 1997 desenvolve o projeto com o objetivo de difundir os benefícios da atividade física para crianças e adultos, o projeto deste sábado contou com a participação dos ID_CURSOs de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Jornalismo. A idéia é incluir todos os ID_CURSOs da área de saúde nesse projeto. “A gente vai estar trabalhando junto à comunidade conceitos gerais de saúde – como postura, uso correto de remédios, nutrição –, mas isso tudo de forma lúdica e criativa”, disse a professora Adriana Mestriner, diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde da Instituição. Informação e entretenimento. Com uma grande presença de público, o professor Carlos Muchão Castilho disse que as primeiras propostas do projeto foram alcançadas no sábado. “Está muito bom”, disse o professor, avaliando o desenvolvimento das atividades. O futebol, o basquete de rua, os carrinhos de rolimã, as pernas-de-pau, a cama elástica e o mini-tramp, aparelho para saltos em colchões, estão entre as brincadeiras que sempre agradam ao público na parte de recreação. “A atividade foi bem divulgada pela direção da escola e os alunos compareceram. Isso deixa o evento bastante rico, ainda mais que nós estamos contando com a participação dos ID_CURSOs da área da saúde”, comentou. Divulgando as especialidades e o atendimento oferecido gratuitamente pela Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIGRAN à comunidade, a professora Ângela Rios, coordenadora da Clínica, explicou que a presença do ID_CURSO nos bairros de Dourados servirá para os alunos conhecerem melhor o perfil da população e contribuir com orientações. Mas não só isso. “Esse trabalho é importante para profissão, porque, ao fornecer orientações, é uma oportunidade de divulgar as áreas da Fisioterapia que não são tão conhecidas”, disse a professora. Já Lucilene, acadêmica do 4º ano de Educação Física, entende que o projeto “UNIGRAN vai à Comunidade” tem grande validade também para as escolas, “porque ajudam na interação com seus alunos”. Essa é uma das razões porque o Projeto é realizado preferencialmente em parceria com as escolas estaduais e municipais de Dourados. Para solicitar o projeto, os diretores podem telefonar para 3411-4137. (IB-JRA)