ID_CURSO de Fisioterapia inicia Projeto "Melhor Idade" de 2006.

Idosos fazem exercícios alongamento muscular, sob orientação de alunos e professores: atividades acontecem toda sexta-feira de manhã.
Saúde e mais disposição é o que ganham os participantes do projeto de extensão da “Melhor Idade”, do ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN, que é oferecido às pessoas com mais de 50 anos de idade. Os participantes fazem exercícios, se divertem nas recreações e recebem orientações sobre saúde e bem-estar em encontros que acontecem toda sexta-feira de manhã, na Clínica de Fisioterapia da Instituição. A coordenadora da Clínica, professora Ângela Rios, explica que o exercício físico e a convivência são as bases do projeto. “A atividade física é muito importante, melDATA_HORA a vida dessas pessoas em todos os aspectos (e), aqui, elas conhecem pessoas da idade delas, que estão passando pelos mesmos problemas. E os nossos alunos são super-dedicados para tratá-las”, disse a coordenadora. O projeto é desenvolvido por alunos do 3º ano de Fisioterapia, sob supervisão direta de professores, como parte importante de sua formação no atendimento a pacientes da chamada terceira idade, que exigem atenção diferenciada. Por meio do projeto, não só os alunos se aperfeiçoam nesse trabalho, como também os participantes rejuvenescem um pouco a cada encontro. “É uma diversão para quem tem 16 anos como eu”, brinca Nelson Kirchhein, de 60 anos, que freqüenta as aulas desde o início do projeto, em 2003, “aqui se juntam os jovens e os velhos para poderem aprender um com o outro; isso é muito bom para nós, idosos, que conseguimos ter uma atividade a mais, e para os jovens também, que vão aprendendo com a nossa experiência de vida”, falou. O objetivo do projeto “Melhor Idade” é melDATA_HORAr a qualidade de vida dos idosos. Os reID_CURSOs são as dinâmicas de grupo, alongamentos, exercícios de equilíbrio e relaxamento. Ao final de cada sessão, os alunos ministram uma palestra sobre temas de interesse das pessoas idosas, como por exemplo, as quedas, que podem até provocar traumas. “A queda na terceira idade” foi o assunto tratado na sexta-feira (10). Segundo os alunos, as quedas geralmente ocorrem em casa, em poças de água, por causa pisos lisos, nos quintais, escadas sem corrimãos e, até mesmo, por causa de um calçado inadequado. Ocorrem também em conseqüência de alterações fisiológicas, como a diminuição da visão e a perda de percepção. “Quando eles caem, isso gera medo. Gera o medo de caminhar, fazendo a pessoa querer ficar em casa, sentada; isso leva à perda de massa muscular, fraqueza nos ossos, nos movimentos. E o objetivo da Fisioterapia é dar maior confiança ao idoso”, disse o acadêmico Jacques Denis Amarilha. A inscrição no Projeto Melhor Idade é grátis e pode ser feita na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, cujo telefone é 3411-4163. (DM-JRA)