UNIGRAN e Prefeitura de Itaporã desenvolvem projeto de urbanização.

Coordenador do Núcleo Social de Arquitetura, Gilfranco Alves, disse que Itaporã está se adequando à legislação, com um projeto de urbanização.
O Núcleo Social de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN e a Prefeitura de Itaporã vão desenvolver, neste ano, o projeto de urbanização da cidade. O convite veio das gerências de Administração, Planejamento e Finanças de Itaporã. A proposta feita ao Núcleo da UNIGRAN é fazer a atualização de cadastros de moradias que há doze anos são construídas de maneira desatualizada. Na fase seguinte do projeto, a equipe formada por doze acadêmicos dos 2º, 3º e 4º anos e funcionários da Prefeitura deve fazer o levantamento de dados sobre as características sociais e geográficas da cidade. As medições, anotações e os desenhos ficam por conta dos acadêmicos. A comunidade de Itaporã não terá custos financeiros, sendo que o projeto é voltado para o social. No auxílio da urbanização da cidade, a preocupação dos profissionais que estão trabalhando no projeto é com as famílias que vivem em casas projetadas de forma incorreta, construídas por pessoas sem capacidade técnica. É por esse motivo que, para as cidades com mais de 20 mil habitantes, existem o Código de Obras, o Plano Diretor e outras legislações que permitem ao profissional de construções ficar atualizado. Itaporã tem pouco mais de 15 mil habitantes e a comunidade ainda não tem a obrigação de cumprir regras. Mas prevendo seu crescimento, já está em ID_CURSO um trabalho de orientação aos moradores para que a cidade se atualize conforme a lei. “A cidade de Itaporã ainda não se encaixa na obrigatoriedade de estar de acordo com a legislação, mas estamos orientando para que a cidade fique atualizada e se organize dentro de leis”, disse o coordenador do Núcleo de Arquitetura, Gilfranco Medeiros Alves. Há mais de dois anos, o Núcleo desenvolve projetos voltados para a comunidade carente. No ano passado, foram realizados 25 projetos de habitação popular, disponibilizados pela UNIGRAN para famílias com renda mensal de até três salários mínimos. Para que essas pessoas se enquadrem no perfil social de atendimento pelo Núcleo Social de Arquitetura é necessário que a Prefeitura faça a triagem.