Hospital Veterinário da UNIGRAN retoma as atividdes e atende de segunda a sexta-feira.

O hospital está preparado para atender pequenos e grandes animais, na mais moderna estrutura de assistência veterinária do sul do Estado.
Na volta às aulas, o Hospital-Escola do ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN já iniciou os atendimentos oferecidos à comunidade por meio dos programas de extensão e estágio supervisionado deste ano. Inaugurado em 2005, o hospital possui quatro centros cirúrgicos, adequados a pequenos e grandes animais, laboratórios de radiologia e de patologia clínica, ambientes de internação e isolamento, e uma estrutura toda voltada para a pesquisa e ao aprendizado de técnicas especializadas, como a fluidoterapia, que é utilizada na correção da desidratação em animais. Somente no segundo semestre de 2006, as equipes médica e de estagiários do Hospital prestaram socorro e atendimento clínico de rotina a mais de 900 animais. O hospital fica no campus da UNIGRAN e funciona de segunda a sexta-feira, nos horários matutino, entre 7h30 e 11h30, e vespertino, das 13h às 17h. O telefone para informações é 3411-4199. A maior parte dos procedimentos clínicos são consultas por suspeitas de doenças e cirurgias obstetrícias e para extração de tumores. Os pacientes são, na maioria, animais de pequeno porte. Conforme explicou a Coordenadora do Hospital-Escola de Veterinária da UNIGRAN, professora e médica veterinária Mariana Pinheiro Alves Vincenzi, os atendimentos são gratuitos em animais de pessoas que, comprovadamente, não têm condições de arcar com as despesas de assistência veterinária. Nesse caso, o direito à gratuidade deve ser confirmado por estagiários do ID_CURSO de Serviço Social. “As consultas, cirurgias e internações são pagas”, disse a professora, esclarecendo que são cobrados os valores mínimos determinados pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária para cada procedimento, “mas se a pessoa não puder pagar, o atendimento é feito da mesma forma”, ressaltou. O professor Klaus Casaro, coordenador clínico do Hospital Veterinário, confirma que os clientes de mais baixa renda são maioria. Ele diz que, às vezes, recebe animais cujos donos não têm, para si próprios, sequer o mínimo de qualidade de vida. “Essa é a realidade, mas os pacientes precisam ser medicados, senão vão a óbito. E a nossa obrigação, aqui dentro, é lutar pela vida, acima de tudo”, diz o médico veterinário. Ele conta que os casos que chegam ao Hospital Veterinário da UNIGRAN são exemplos reais que auxiliam no aprendizado da Medicina Veterinária. Os procedimentos, entretanto, são realizados ou supervisionados diretamente por um profissional especializado. “Nosso intuito aqui é o ensino, aproveitando-se os casos que chegam até nós. Então, todo caso clínico é acompanhado pelos alunos”, disse. O Hospital-Escola da UNIGRAN não realiza procedimentos de estética, como o corte de orelhas e de rabo. Mas além das consultas e atendimentos emergenciais, as equipes também dão orientações sobre nutrição e vacinação, em criações de diversos animais. Logo o ID_CURSO de Veterinária vai iniciar um projeto de extensão que ajudará os carroceiros da cidade a cuidar melhor da saúde de seus animais. O funcionamento aos sábados também vai começar em breve.