Núcleo de Arquitetura da UNIGRAN adianta-se no atendimento social à população.

Núcleo é um escritório de projetos e assistência técnica para famílias de baixa renda, conforme explica o arquiteto Gilfranco Medeiros (detalhe).
Na esfera jurídica, advogados atuam em defensorias públicas, na Educação, professores e pedagogos trabalham nas escolas, e nos Postos de Saúde, médicos e outros profissionais especializados prestam atendimento gratuito à população. Agora, o Estatuto das Cidades propõe a criação de escritórios públicos de Engenharia e Arquitetura, dando acesso aos serviços dos profissionais dessas áreas às famílias de baixa renda. A lei ainda está em discussão, mas a UNIGRAN já se adiantou nessa questão de responsabilidade social e criou, há mais de um ano, o Núcleo de Arquitetura e Urbanismo, que hoje auxilia, pelo menos, seis pessoas por semana em questões relacionadas à construção de moradias. O ID_CURSO de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN, um dos mais procurados do Estado, construiu um respeitado conceito de modernidade e inovação, pelo trabalho dos profissionais que vem formando. Algumas áreas inteiras de Dourados trazem marcas responsabilidade ambiental, bom gosto e funcionalidade dos arquitetos formados na Instituição. E muitos profissionais deles estão hoje seguindo carreiras de sucesso na Itália, Portugal e Estados Unidos e em outros estados brasileiros. A profissão é diferenciada, mas não se pode ignorar uma realidade. Segundo recente estimativa do Ministério das Cidades, 77% das casas são construídas sem projeto no Brasil. Isso significa moradias com pouco ou nenhum conforto, sem registros legais e, muitas vezes, que colocam em risco os próprios moradores. O Núcleo de Arquitetura e Urbanismo da UNIGRAN disponibiliza serviços gratuitamente para famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos. Os estagiários e supervisores do Núcleo dão orientações sobre legalização da construção, prestam assistência técnica e elaboram os projetos da forma mais adequada a cada família, mas sempre respeitando as leis urbanísticas e a qualidade do meio ambiente. O coordenador do Núcleo, professor e arquiteto Gilfranco Medeiros Alves, disse que o desconhecimento das leis é o que causa grande parte dos problemas a quem se aventura construir sem assessoria especializada. “Nosso objetivo principal, aqui, é prestar assessoria técnica às comunidades carentes. Muitas vezes, eles [os clientes] não vêm por causa de uma nova construção, mas para regularizar a construção que já começaram sem nenhuma assistência, que a Prefeitura acabou autuando. Eles recorrem a nossa ajuda para tentar legalizar a situação”, disse o coordenador do Núcleo. Várias pessoas têm sido encaminhadas ao Núcleo da UNIGRAN pela Empresa Municipal de Habitação, da Prefeitura de Dourados, mas o acesso a esse serviço pode ser feito diretamente. As pessoas que se enquadram no perfil social exigido para o atendimento recebem um estudo individualizado sobre a habitação que pretendem construir, plantas assinadas por profissionais registrados junto ao CREA-MS, orientações sobre materiais a serem utilizados – desde tijolos a fios elétricos e tubulações hidráulicas – e recomendações para se evitar o desperdício de tempo, dinheiro e de materiais. O coordenador do Núcleo acrescenta que a direção desse trabalho de extensão tem duas mãos. “[Queremos] juntar duas coisas: ajudar a quem está nos procurando, e também fazer com que os alunos participem, que eles tenham uma capacitação além da sala de aula, a chance de experimentar na prática algumas questões que geralmente ficam só no projeto”, disse o arquiteto. O Núcleo de Arquitetura funciona do campus da UNIGRAN, de manhã e à tarde. O telefone é (67) 3411-4128.