UNIGRAN entrega novos equipamentos de laboratório ao ID_CURSO de Farmácia.

Alunos já têm aulas práticas em aparelhos utilizados em indústrias, como o misturador em V, para a homogeneidade e precisão de formas sólidas.
Os acadêmicos do 6º semestre do ID_CURSO de Farmácia da UNIGRAN já estão utilizando um novo e mais completo Laboratório de Farmacotécnica. As instalações e os equipamentos entregues pela Instituição serão utilizados nas aulas práticas Farmacotécnica Alopática, Farmacotécnica Homeopática e Cosmetologia. O Laboratório conta com aparelhos semelhantes aos de uma indústria de produção em pequena escala, e que se destinam à manipulação de produtos e medicamentos, nas formas líquida, sólida e semi–sólida. “As aulas práticas são realizadas justamente para que os acadêmicos tenham a noção completa de como os medicamentos são fabricados, em cada forma farmacêutica; ou seja, como são produzidos os comprimidos, como são feitas as cápsulas, pomadas, cremes, batons, supositórios, sabonetes [...] tendo esse suporte na UNIGRAN, ele vai se tornar apto ao mercado de trabalho”, explicou o professor Teófilo Mazon Cardoso, da disciplina de Farmacotécnica Alopática. As expectativas dos alunos em relação ao novo laboratório foram atendidas. Os acadêmicos já estão produzindo antiácidos, cremes, analgésicos, remédios homeopáticos, entre outras fórmulas. “O Laboratório de Farmacotécnica surpreendeu os acadêmicos de Farmácia com produtos inovadores e equipamentos de uma indústria farmacêutica. E isso, propõe à turma um excelente entendimento da matéria. Agora já estamos pondo em prática o que estudamos na teoria, vimos em exposições e palestras”, disse a aluna Kellen Henrique de Freitas. Entre os principais aparelhos, o Laboratório conta com um “tamisador”, para a fabricação de formas sólidas, com comprimidos e cápsulas, um misturador que mantém a homogeneidade do pó empregado por uma compressora, e uma “máquina de compressão” destinada à produção de comprimidos. Para a manipulação de cápsulas, há uma “capela de exaustão de pó”, que retira todo pó em suspensão, e uma encapsuladora para vários ID_TIPOs e tamanhos de cápsulas. O conjunto possui também equipamentos que servem para manipulação de medicamentos na forma líquida – as soluções orais, oftálmicas ou otológicas (como por exemplo, dipirona, analgésicos e soluções de paracetamol) – e de formas semi–sólidas (cremes, pomadas e supositórios). (Cobertura: Danielle Medeiros)