Reitora da UNIGRAN é homenageada pelo Conselho Regional de Administração.

Profª. Rosa De Déa recebeu medalha dos 40 anos da Administração, de Sebastião Melo, na Semana de Administração, Contábeis e Gestão Imobiliária.
O presidente do Conselho Regional de Administração de Mato Grosso do Sul (CRA-MS), administrador Sebastião Luis de Melo, também pró-reitor da UFMS, concedeu à reitora da UNIGRAN, professora Rosa Maria D’Amato De Déa, uma das maiores distinções já feitas pelo Conselho. A entrega de uma medalha e de uma placa comemorativas aos 40 anos da profissão foi feita na solenidade de abertura da Semana Acadêmica Integrada de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Imobiliária, encerrada na quarta-feira (26). “A razão de estarmos aqui, hoje, é para render nossa homenagem a uma pessoa que, durante quase 30 anos, emprestou a sua competência, emprestou sua seriedade e sua persistência a que a UNIGRAN fosse o que é hoje; ela tem prestado à Grande Dourados o melhor de si e quantas sementes boas ela deve ter semeado”, disse Sebastião Melo, no disID_CURSO em que enalteceu não só a vida profissional da reitora, como a própria UNIGRAN, “casa de formação que representa muito do empresariado e dos empreendedores da região”. O presidente do Conselho de Administração lembrou os 40 anos de aprovação da lei 4.769, que regulamentou a atividade de administrador no Brasil, falando dos novos desafios dessa que é maior categoria do país. Conforme disse, há mais de 300 mil profissionais registrados nos Conselhos Regionais de Administração, sendo 6 mil no de Mato Grosso do Sul. Apesar desses números, Sebastião Melo entende que os administradores precisam aumentar sua influência, nas empresas e na sociedade. “O futuro do país passa pela Administração”, argumenta. Por esse motivo, ele recomenda aos profissionais não descuidarem da própria formação, procurando se aprimorar e desenvolver novas competências, como aprender língua estrangeira e a trabalhar em equipe. Já ao Conselho, cabe fiscalizar o exercício da profissão e promover a interação da categoria com a sociedade e com as universidades. Um dos caminhos de realização dessa proposta é o reconhecimento formal de pessoas que, como falou o visitante, “prestam serviços excepcionais à sociedade”. Por esse motivo, o CRA-MS criou o prêmio “Administrador Emérito”, incentivando seus profissionais, o prêmio “Destaque”, para profissionais de outras áreas, e a comenda comemorativa aos 40 Anos da Administração, elegendo um grupo seleto de líderes que em muito contribuem com o progresso de Mato Grosso do Sul. A professora Rosa De Déa recebeu a medalha com agradecimentos e elogiou o trabalho do Conselho de Administração na defesa dos administradores e da ética da profissão. “É uma homenagem que muito me honra, mas eu tenho plena consciência de que eu tive a oportunidade, porque a UNIGRAN e Deus me proporcionaram essa oportunidade de trabalhar com a educação, possibilitando que as pessoas cresçam, que grupos cresçam e que a cidade cresça. E a UNIGRAN, em seus 29 anos tem feito isso com muita qualidade, com seriedade, e eu, como reitora, tenho feito a minha [parte], não sozinha, mas com uma grande equipe que tem nos ajudado a atingir objetivos comuns”, declarou a reitora. A professora Rosa De Déa recebeu menção especial também do presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (CRECI-MS), Claudemir das Neves. Em 2001, ela apoiou a idéia de se elevar a categoria acima do nível técnico, e a UNIGRAN implantou o segundo ID_CURSO superior de Gestão Imobiliária do Brasil, hoje reconhecido pelo MEC. O presidente do CRECI-MS analisa que, como era o propósito, o ID_CURSO trouxe muitos ganhos para os profissionais e para a sociedade. “O ID_CURSO representa um divisor de águas em nossa profissão, imaginem os senhores a qualidade da prestação de serviços hoje e antes do ID_CURSO de Gestão de Imobiliária, quem ganha: a nossa categoria, que mudou a sua imagem perante a sociedade, e a própria sociedade que está ganhando um atendimento de qualidade”, disse Claudemir das Neves. O diretor da Faculdade de Ciências Administrativas e Contábeis da UNIGRAN, professor Marcelo Ioris Koche, abriu a Semana Acadêmica pontuando a importância capacitação, no processo de globalização e competitividade. Indiretamente, por meio da resposta de um candidato a uma vaga numa grande montadora nacional, ele fez uma análise crítica do problema da “experiência de trabalho”, cobrada, muitas vezes, injustamente pelas empresas. A Semana Acadêmica Integrada de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Imobiliária teve seu foco na valorização das pessoas e na motivação para a realização profissional e pessoal. Também integraram a mesa de honra das solenidades do evento, o contador Valdeci Alves Campos, presidente do Conselho Fiscal do Conselho Regional de Contabilidade, e os coordenadores dos ID_CURSOs de Ciências Contábeis, Domingos Renato Venturini, e de Gestão Imobiliária, Luis Ribeiro. Os palestrantes convidados foram os administradores J.A. Lievore, com a palestra motivacional “Empresas Vencedoras são Conduzidas por Pessoas Apaixonadas”; Roberto Vieira Ribeiro, com o tema “É assim que se faz”; e Narciso Machado, consultor e jornalista especializado em Administração, com a palestra “A negociação no relacionamento pessoal e comercial”.