Fiscal do Coren defende atendimento humanizado em Enfermagem.

Enfermeira Mara de Souza deixou a entender que a atenção aos pacientes deve ter qualidade técnica e que não pode ser fria e automática.
A enfermeira Mara Oliveira de Souza, fiscal do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren), proferiu, nesta sexta-feira, palestra para os acadêmicos de Enfermagem da UNIGRAN sobre estágio de profissional, mercado de trabalho e papel do Conselho na fiscalização do exercício da profissão. Mara é enfermeira desde 1974, foi responsável pelo setor de Enfermagem da Santa Casa de Campo Grande, e até hoje incentiva a formação superior nessa área. Para ela, a formação acadêmica deve não só desenvolver competências técnicas como “o discernimento nos profissionais que assegure a integridade do atendimento, com qualidade e humanização”. A enfermeira que é uma das profissionais pioneiras no Estado com formação superior entende que, mesmo agindo profissionalmente, os enfermeiros podem e devem se compadecer das dificuldades dos pacientes. Na opinião dela, os sentimentos contribuem para se humanizar o atendimento em saúde. “Se o profissional começa a atuar como se não estivesse sentindo nada, aí começa a aparecer problemas”, disse a fiscal do Coren, que é também orientadora de estágio. Segundo os números que apresentou, o Conselho de Enfermagem tem o registro de 149 enfermeiros e de mil auxiliares e técnicos, que atuam em hospitais, clínicas, unidades de saúde pública e no Programa Saúde da Família. Apesar de haver pelo menos um enfermeiro em cada município do Estado, Mara Oliveira diz que há grande demanda por esses profissionais, principalmente, fora das cidades maiores. “Nesse momento, essa quantidade não atende às necessidades do Estado, porque ocorre que os profissionais estão concentrados nos grandes centros. Então, nós temos muitas dificuldades no interior”, disse a enfermeira, que vai a todas as cidades do Estado uma vez por ano.