Conhecidos os campeões da Copa da Juventude 2005.

Escola Estadual Menodora Figueiredo disputou duas finais, sagrando-se campeã em uma e vice, na outra. EIC conquistou dois títulos.
Encerrou, neste sábado, a “I Copa da Juventude 2005”, competição de Futsal promovida pela TV Sulamérica, em parceria com a UNIGRAN. A competição substitui a Copa Estudantil e tem o propósito de ampliar a participação de times formados nas escolas de Dourados e cidades vizinhas. O evento teve início a 11 de agosto, com 49 equipes inscritas. Foram realizados 105 jogos nos 72 dias da competição e marcados 590 gols, o que resulta na média de 5,6 gols por partida, pouco abaixo da média registrada em 2004. “A média não é tão alta por causa do equilíbrio, do nível muito elevado das equipes neste ano”, disse coordenador da competição, Salim Haidam Neto. Na Categoria mirim, a Escola Menodora Fialho de Figueiredo foi a campeã, e agora tricampeã nessa categoria, com uma vitória por 3 a 1 sobre a equipe do Colégio Objetivo. A Escola Imaculada Conceição (EIC) conquistou os títulos de campeã nas categorias infantil e feminina. Na infantil, a Escola venceu o Colégio Bandeirantes também por 3 a 1 e se tornou tetracampeã na categoria. E pelo mesmo placar, a EIC venceu a Menodora, Escola pública que participou de duas das três finais. Os troféus foram entregues pelo chefe de redação da TV Morena-Dourados, Antônio Marcos, pelo o pró–reitor administrativo, Rubens Di Dio, e pelo coordenador do ID_CURSO de Educação Física da Instituição, Carlos Muchão Castilho. “A UNIGRAN estabelece parceria há mais de três anos com a TV e essa é também uma das maneiras de estabelecer parceria com a comunidade. É um evento que envolve muitas escolas da Grande Dourados e da região e isso é muito interessante, porque a Universidade tem que estender o seu saber e tornar-se útil para a comunidade”, comentou o professor Carlos Muchão. Ao todo, a Copa da Juventude envolveu mais de 750 pessoas entre atletas, dirigentes, coordenação e árbitros. O público prestigiou a competição e lotou o Ginásio da UNIGRAN na rodada final. Segundo Salim Haidam, a Copa da Juventude 2006 já está sendo discutida e pode trazer mudanças, no sentido de aumentar a participação de equipes. “Se possível, vamos colocar uma categoria feminina mirim, porque quase todas as escolas têm um time de futsal [com] garotada dessa faixa etária. Acredito que ficará melhor para o nível da competição”, falou o coordenador esportivo. Desde 1999, Salim coordena esse evento para a Rede Globo, tanto a Copa Morena quanto a da Juventude. “Não podemos deixar de frisar a responsabilidade, a organização do Sindad [Sindicato dos Árbitros de Dourados], todas as vezes que marcamos os jogos, eles comparecem e fazem com que o campeonato aconteça. E gostaria de agradecer não só ao pessoal aqui da UNIGRAN, ao deputado Murilo Zauith, que patrocinou o evento através de parceria com TV Morena, mas também aos zeladores e aos guardas, que em todas as rodadas estiveram pontualmente trabalhando, organizando e ajudando de forma direta e indireta a Coordenação”, falou. (cobertura – Danielle Medeiros)