ID_CURSO de Educação Física vai à comunidade na Semana da Criança.

Projeto interdisciplinar contribui na formação integral das crianças. Pres. de honra da UNIGRAN, Murilo Zauith (detalhe) prestigiou o evento do CSU.
O ID_CURSO de Educação Física realizou três novas edições do projeto de extensão “A UNIGRAN Vai à Comunidade”, entre sexta-feira passada e o Dia da Criança, quarta-feira. O projeto contemplou as Escolas Menodora Fialho de Figueiredo, no Bairro Caramuru, e Floriano Viegas Machado, que fica no Jardim Ouro Verde. No dia 12, a tarde de recreação foi organizada no Centro Social Urbano (CSU), do Jardim Água Boa, a região mais populosa de Dourados. Esse projeto agrega atividades de extensão e de estágio supervisionado e já está completando dez anos de pleno funcionamento. Ele oferece atividades dirigidas para crianças pequenas, jovens e adultos, sendo uma das poucas alternativas de esporte e lazer em diversas localidades. As escolas e as associações de bairro são as principais parceiras do projeto “A UNIGRAN Vai à Comunidade”. No Dia das Crianças, o projeto se integrou à festa realizada pela Associação de Moradores do Jardim Água Boa. A estimativa da Associação é de que houve 1.500 participantes. Entre eles, o deputado federal e presidente honorário UNIGRAN, Murilo Zauith, que participou de sorteios e brincadeiras, e foi destacado pelo presidente da Associação, Alberto Ananias. “A festa superou as expectativas. Agradecemos a importante participação e a presença do deputado Murilo Zauith, e dos acadêmicos da UNIGRAN que animaram a criançada", disse Ananias Todos os anos, os alunos e professores de Educação Física vão a pelo menos dez bairros, privilegiando-se os que têm pouca ou nenhuma infra-estrutura de lazer para os moradores. “A gente que não tem nada pra brincar vem aqui que tem coisas pra brincar”, falou Juliana Batista de Oliveira, da 6ª série da Escola Floriano Viegas. Todavia, recreação também é formação educacional e o pessoal de Educação Física trabalha também com as chamadas temáticas transversais que combinam com esporte e exercício físico. Por isso, ao carrinho de rolimã, perna-de-pau, cama-elástica e ao basquete e futebol de rua, algumas das atividades desenvolvidas pelos estagiários, o projeto incorporou a leitura e a educação ambiental. O trabalho reforça os ensinamentos de professores de outras disciplinas nas escolas. “A ação da educação física não se reduz só ao aspecto motor, ao aspecto físico. Temos que considerar a pessoa em um todo, que está dentro de uma sociedade. Aí, desde as relações éticas, o meio ambiente, a saúde, tudo faz parte do todo que a Educação Física deve explorar. E o mais interessante é que a gente observa que elas [as crianças] já trabalharam esses assuntos”, explica o coordenador do ID_CURSO de Educação Física da UNIGRAN, professor Carlos Muchão Castilho. No começo, ainda era necessário pedir com alguma insistência para que não jogassem na rua os copos plásticos e os papéis de sanduíche distribuídos no lanche. Hoje, as crianças e a maioria dos adultos procuram os lugares certos para depositar o lixo. “A gente coloca tudo num saco pro lixeiro levar, pra não poluir muito a cidade e ninguém colocar fogo, ensina Wesley Galdeia, de 11 anos”. Luciene Borck, da mesma idade, também quis falar e contou o que já aprendeu. “A festinha é muito legal, [mas] todo mundo tem que preservar, por exemplo, chupar picolé e ao invés de jogar o palito no chão, jogar dentro do lixo”.