Escolinhas de futebol da UNIGRAN e de Itaquiraí se confraternizam em sábado de jogos.

Com almoço oferecido pela Instituição, dez times mirins e infantis participaram dos jogos organizados pelo projeto Escolinha de Futebol da UNIGRAN.
Um projeto de extensão do ID_CURSO de Educação Física, a Escolinha de Futebol, está agora interagindo com a região. Sábado, a UNIGRAN promoveu um torneio entre times de seu projeto de extensão e os da Escolinha Deni, da cidade de Itaquiraí, distante de Dourados 180 quilômetros. Os visitantes vieram em uma delegação com 76 atletas, para disputar cinco partidas, no campo de futebol suíço da Instituição. No total, cerca de 130 meninos e meninas de 10 a 15 anos de idade jogaram bola e se divertiram quase o dia todo. “Foi muito legal a viagem”, falou a lateral direita Jéssica Betini Loro, de 12 anos. As duas Escolinhas se assemelham no propósito social – oferecer recreação, saúde e boa convivência por meio do esporte. A de Itaquiraí, entretanto, visa ainda a descobrir talentos para o futebol profissional, e até iniciou uma parceira com o Coritiba Futebol Clube, time da Federação Paranaense de Futebol. “O objetivo é tirar as crianças da rua, apesar de ser particular. Os atletas que não conseguem pagar, eu tento dar um jeito de trazer para minha escolinha. No ano que vem, vamos ver se mandamos dois alunos por mês para fazer testes no Coritiba”, disse a treinadora, Adenira da Silva Brito, ou apenas professora Deni, como é mais conhecida. Deni, hoje com 31 anos, é uma das preID_CURSOras do futebol feminino em Mato Grosso do Sul e foi jogadora do Sete de Setembro, de Dourados, durante 8 anos. A propósito, foi por intermédio dela que o monitor da Escolinha de Futebol da UNIGRAN iniciou no futebol. O acadêmico de Educação Física Jéferson Rodrigo Barbosa, de 20 anos, dá aulas de futebol a crianças nascidas entre 1991 e 1995. A maior parte mora nas proximidades da UNIGRAN. O projeto atende a mais de 50 crianças e, dessas, o monitor diz que, em jogos, pode “exigir” mais de 47 atletas que participam dos treinos com regularidade. “A proposta do nosso projeto não é formativa de time, mas sim de recreação. É um espaço para ocupar o tempo de meninos e meninas com atividades físicas e interação social saudável. Mas eu já coloquei os mais novos pra disputar um campeonato, nesse ano, e eles foram muito bem”, disse o treinador. Sem ignorar a questão da competitividade, professor Carlos Muchão Castilho, coordenador do ID_CURSO de Educação Física, coloca a convivência no meio esportivo acima dos resultados. “Eu acho que o mais importante é o fato de as crianças viverem esse ambiente. Muitas ficam até sem dormir devido à ansiedade que elas criam em cima de um evento como esse, de jogar, vestir uma camisa, isso é muito importante até para a auto-estima da criança, e vem atender ao objetivo do nosso projeto de extensão”, declarou o professor.