Acadêmicos pesquisam a aplicação da Educação Física nas escolas.

Representantes de quatro grupos relataram estudos sobre a atuação dos profissionais em relação aos PCNs e às novas orientações da Educação Física.
Os estudantes do 3º ano de Educação Física matutino apresentaram, na semana passada, as conclusões de quatro estudos de campo que eles realizaram em grupo, em várias escolas públicas e particulares de Dourados e região. As pesquisas foram desenvolvidas dentro da disciplina de Didática – tendo como referenciais os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e o direcionamento humanista que se dá hoje à Educação Física, na formação cidadã e na cultura da qualidade de vida – para se conhecer como a Educação Física está sendo aplicada. Os relatórios foram apresentados no “I Seminário Interno de Iniciação à Pesquisa” e eles indicam que a maior parte dos profissionais que estão nas escolas parece desatualizada. A professora Terezinha Bazé de Lima, orientadora dos estudos, disse que o papel do professor de Educação de Física não é mais só de conduzir atividades esportivas. Ao lado da atividade física, os professores devem desenvolver na criança o senso crítico, de cuidados com o próprio corpo e até com o meio-ambiente. “Para isso, o professor tem que saber trabalhar com os temas transversais. [E] Nessas pesquisas, foi apontado que os professores precisam se atualizar com as novas abordagens. Então, eu acho que a UNIGRAN tem uma responsabilidade grande de cuidar da educação continuada desses professores”, opinou a professora. Ela sugere que os docentes retornem à faculdade para se especializarem, participar de eventos acadêmicos ou, simplesmente, cumprir uma ou outra disciplina que não tiveram no período de graduação. As pesquisas foram realizadas desde o primeiro semestre deste ano, sob os temas (1) A função físico-social da Educação Física nas Escolas de 1º a 4º série do Ensino Fundamental, (2) As novas abordagens da Educação Física nas Séries Iniciais, (3) A contribuição da Educação Física para o desenvolvimento da cidadania e (4) Ação Educativa através da Educação Física na Atualidade. Além dos alunos do 3º ano, participaram do Simpósio estudantes de outras turmas e as professoras Andréa Casarotti Ribeiro e Lourdes Stefanello.