Em eventos na UNIGRAN, fisioterapeutas da Grande Dourados buscam fortalecer sua Associação.

Por meio do Café do Fisio, com palestras e interação social, Associação quer se fortalecer como organização de classe.
Associação de Fisioterapia da Região da Grande Dourados está em campanha para aumentar o número de associados e fortalecer sua representatividade na área da saúde. Segundo a presidente da entidade, Solemar Selene Vidigal Guidini, existem cerca de 130 fisioterapeutas atuando em Dourados e nas cidades vizinhas. No entanto, até sábado passado, havia apenas dez associados. Em todo o país, a categoria parece desagregada dessa mesma maneira, e tanto o Conselho Federal quanto os Conselhos Regionais de Fisioterapia estão incentivando os profissionais a se organizarem na defesa dos espaços conquistados. “Dependemos da participação de cada um, e por que a Associação está tão vazia? Nós queremos descobrir isso e buscar a interação”, disse a Solemar Vidigal. Para melDATA_HORAr a comunicação dentro da categoria, a Associação pretende promover todos os meses o “Café do Fisio”. O encontro que é inspirado numa iniciativa dos fisioterapeutas de Cuiabá, MT, combina confraternização social com palestras informativas e de atualização profissional. O primeiro foi realizado sábado passado, em parceria com o ID_CURSO de Fisioterapia da UNIGRAN. “Para a Instituição, esse é um evento de extensão – estamos conseguindo resgatar nossos egressos - e, também, um momento de integração, para reunir e unir a categoria”, disse a professora Ângela Midori Kuraoka de Oliveira, coordenadora do ID_CURSO de Fisioterapia. O tema do primeiro “Café do Fisio” realizado na UNIGRAN foi “A importância da Fisioterapia na Cirurgia Plástica”. Os profissionais trataram de procedimentos fisioterápicos pré e pós-operatórios que tornam a recuperação dos pacientes mais rápida e menos dolorosa. A palestrante convidada, Milena Bassalobre, é presidente da Associação Sul-Mato-Grossense de Fisioterapia Dermato-Funcional, especialidade que se ocupa da reabilitação estética e funcional da pele, com a utilização de técnicas manuais e instrumentos específicos. É justamente nessa área que os fisioterapeutas mais reclamam do que chamam de invasão por parte de outros profissionais. “Estamos nos unindo pelo direito do fisioterapeuta na utilização de reID_CURSOs privativos e que estão sendo utilizados por outros profissionais”, disse a palestrante. Milena ficou satisfeita com a participação de 60 fisioterapeutas no “I Café do Fisio” de Dourados. “Essa participação é bem maior do que nas duas vezes que promovemos o “Café do Fisio”, em Campo Grande”, contou.