Jornal paulista destaca pesquisa de professor da UNIGRAN sobre RPG/RFL.

Ministrando ID_CURSOs pelo Brasil, coordenador da Clínica de Fisioterapia, José Veronesi. foi convidado para ser consultor de saúde do Jornal O Dia.
O professor José Ronaldo Veronesi Junior, coordenador da Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN, mereceu reportagem especial do Jornal “O Dia”, de São Paulo, por conta dos resultados obtidos por seus alunos, em seu último ID_CURSO “Reeducação Postural Global e de Reeducação Funcional Laboral”, realizado na capital paulista. Na coluna “saúde, de 30 de agosto, ele é o entrevistado da jornalista Ana Elisa von Ah Morano, que escreveu a matéria “RPG/RFL: a fisioterapia que reeduca uma nova postura para a vida”. A reportagem fala dos estudos que o professor vem comandando na Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIGRAN, sobre o uso da RPG – técnica desenvolvida pelo fisioterapeuta francês Philippe Souchard, na década de 1980 –, em combinação com os métodos que ele próprio está desenvolvendo em pesquisas. A RFL deriva da RPG, estudando as posturas inadequadas, os movimentos repetitivos e os esforços que influenciam na postura dos trabalhares no exercício de suas funções. As duas técnicas reúnem 144 posturas globais e 40 posturas corretivas que visam à melhoria da qualidade de vida do paciente, através da prevenção e do tratamento de lesões provocadas em músculos, nervos e ossos pela DORT (Doenças Ostéo-Musculares Relacionadas ao Trabalho). “Para reeducar a postura, é necessário conhecer o quê o indivíduo faz, para que eu possa ensiná-lo a usar o corpo em suas atividades de maneira consciente e com menor sobrecarga”, disse o professor. José Ronaldo foi, inclusive, convidado para ser o consultor de saúde do Jornal O Dia. Por suas pesquisas no campo da DORT, o coordenador da Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIGRAN é o primeiro fisioterapeuta nomeado perito da Justiça do Trabalho do país, para emitir laudos nessa especialidade. No próximo dia 5, ele participa como palestrante do “2º Congresso Internacional de Fisioterapia e 3º Simpósio Brasileiro sobre Diagnóstico Cinesiológico”, em Fortaleza, no Ceará.