Estudantes de Nutrição orientam a população sobre higiene no preparo de alimentos.

Um grupo de estudantes formado na maioria por acadêmicas desenvolveu uma ação de educação alimentar na Praça Antônio João, neste sábado.
A falta de cuidados higiênicos no preparo de alimentos é a razão de muitos casos de doenças. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, de 3 milhões a 6 milhões de casos de diarréia registrados no Brasil têm origem alimentar, sendo que cerca de 20% deles são por contaminações ocorridas em casa, conforme informou a professora Rosilma Salamoni, do ID_CURSO de Nutrição. Sábado, quinze estudantes do 3º ano do ID_CURSO, realizaram uma atividade de educação alimentar na Praça Antônio João, com a orientação dela e da professora Tailci Cristina da Silva. “A gente está abordando a população para saber qual é o cuidado das pessoas com a alimentação dentro de casa e no comércio”, explicou Rosilma. Catorze alunas e um aluno distribuíram a quem passava um folder com orientações básicas acerca da manipulação de alimentos. Eles entrevistaram as pessoas para conhecer as rotinas de limpeza das cozinhas e utensílios e de prevenção contra contaminações, durante o preparo dos alimentos. O questionário também trazia perguntas sobre hábitos de fazer refeições fora de casa e dos consumidores ao comprar produtos embalados, como a checagem da validade do produto e condições da embalagem. Entrevistada casualmente, a culinarista Santa Judite Caramelli Simões, de 58 anos, e professora de culinária há 30 anos, aprovou a presença dos futuros nutricionistas nas ruas, divulgando noções que ela considera muito importantes. “A população é muito, mas muito carente de informações e muita gente não sabe nem como esterilizar um pé de alface”, disse ela. A professora Tailci Cristina disse que a atividade serviu também para divulgar o trabalho do nutricionista e do ID_CURSO de Nutrição da UNIGRAN, que neste ano forma a sua primeira turma. O ID_CURSO, inclusive, já dispõe de um Núcleo de Extensão e Estágio para atendimento à população. O Núcleo de Nutrição fica na Rua Antonio Emílio de Figueiredo, esquina com a Avenida Presidente Vargas. O telefone é 427 -0164.