Comissão Interna difunde cultura da biossegurança.

Prof. Roberto Alva ministrou palestras a alunos e professores, orientando debates sobre a biossegurança das pessoas e do meio ambiente.
A Comissão Interna de Biossegurança da UNIGRAN realizou, nos dias 10 e 17 deste mês, dois encontros com professores e alunos de 2º e 3º anos da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde para discutir a formação de uma consciência preservacionista e preventiva, na prática dos profissionais egressos da Instituição. Segundo a professora Mara Mussury, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação e presidente da Comissão de Biossegurança, as palestras objetivaram reforçar os treinamentos que os alunos da área de saúde recebem em seus ID_CURSOs. Com os professores, o encontro teve caráter de troca de experiências. O mediador dos debates e palestrante, professor Roberto Veiga Alva, que é também bioquímico-chefe do Hemocentro de Dourados, insiste com os alunos na questão da transformação de hábitos e na responsabilidade profissional. Por isso, noções básicas de biossegurança, tais como o uso de equipamentos protetores nos lugares onde se manipulam materiais químicos e biológicos, os procedimentos de desinfecção e a destinação adequada de lixo contaminante, são sempre lembradas. Evitar o agravamento da poluição ambiental, por exemplo, é uma responsabilidade não só profissional, mas também de cidadania. “A poluição das águas e o efeito estufa estão acontecendo por desinformação, por negligência da humanidade [e] nós, como produtores de lixo contaminante, temos que ter todo o cuidado e o conhecimento de como transportar, tratar e depositar esse lixo para que sejamos não só produtores, mas também fiscais, prevenindo contaminações de pessoas e do meio ambiente”, falou o professor. No início do ano, o professor Roberto Alva desenvolveu palestras semelhantes com os calouros da Faculdade de Saúde. O trabalho foi estendido para as outras turmas e passará a ser realizado de modo abrangente uma vez a cada semestre, no mínimo. “O profissional tem que sair da UNIGRAN com um diferencial nessa parte. A biossegurança envolve aspectos muito amplos e é em cima disse que nós estamos trabalhando”, disse o professor.