Final do "V ConID_CURSO de Oratória" da UNIGRAN será nesta quinta-feira.

Cinco dos concorrentes (em pé) deverão dividir da Faculdade de Direito em grandes torcidas, quebrando os protocolos da Semana Jurídica.
Um dos eventos da “XXVI Semana Jurídica da UNIGRAN” – aberta ontem à noite, pelo presidente de honra da Instituição, Murilo Zauith – está sendo aguardado com ansiedade por um grupo de cinco acadêmicos de Direito. Eles vão ocupar a tribuna e falar para um público de mais de mil ouvintes, na final do “V ConID_CURSO de Oratória”, que acontece nesta quinta-feira à noite, no Ginásio da UNIGRAN. Pelo que os concorrentes apresentaram na fase classificatória, sexta-feira, os ouvintes deverão aprovar os disID_CURSOs. Mas são as opiniões dos jurados e de um cronometrista as que mais valem para os oradores. Segundo o presidente da mesa de julgadores, professor José Carlos Barbosa, eles não têm com que se preocupar, pois já avançaram somente pelo fato de participar da competição. “Enfrentar a tribuna é vencer uma batalha interior. E falar em público não é fácil, é preciso conjugar uma série de fatores – calma, tranqüilidade, disID_CURSO – e todos que passaram pela tribuna tiveram um excelente desempenho, cada um a sua maneira, mostrando preparo para a vida e para a sua profissão”, comentou as apresentações realizadas na sexta-feira. A oratória tem regras. O orador deve propor e defender um assunto relacionado ao tema central da Semana Jurídica deste ano, “A Ciência Jurídica e as Controvérsias de uma Sociedade Globalizada”, com coerência e coesão argumentativa, e utilizando-se dos reID_CURSOs de voz e gestos. A oratória foi resgatada na UNIGRAN, por intermédio da professora Noemi Ferrigolo, diretora da Faculdade de Direito, como ferramenta de aprendizado em comunicação pessoal e desinibição. A idéia foi acolhida também pela Ordem dos Advogados do Brasil, de Mato Grosso do Sul, e por outras faculdades de direito do Estado. Na primeira fase, o “V ConID_CURSO de Oratória” da UNIGRAN, que está sendo coordenado pela professora Noemi Ferrigolo e pelo acadêmico Márcio Ricardo Benedito tiveram a participação dos acadêmicos de Direito Ana Olsen (disID_CURSO sobre Organizações Não-Governamentais), Andréa Staciarini Rodrigues (Direito e Educação), Cícero Marcos de Carvalho (As dimensões do Direito e suas projeções na sociedade globalizada), Juarez José Veiga (Crimes militares impróprios de pequeno potencial ofensivo), Laurelena Vieira Souza (Advogados do Brasil), Leandro Luz Belon (Globalização e as normas do Direito), Luiz Jânio Fribling (O Direito como instrumento e a organização da sociedade), Paula Abrão da Cunha (Abuso moral) e Maxwell Monteiro Faria (A face oculta da exploração do trabalho infantil num mundo globalizado). Os avaliadores na fase classificatória foram os professores José Carlos Barbosa, Tatiana Ujacow Martins, Nágila Sáter Gebara e Palmira Berto Felice. A cronometragem é feita pelo professor Luiz Valdomiro Ferrigolo.