Alunos de Administração "lançam" novos produtos no mercado.

Prof. Marcelo Koche orientou trabalho que envolve conhecimentos de marketing no lançamento de novos produtos: alunos cumpriram o desafio.
Os acadêmicos de 3º ano dos ID_CURSOs de Administração de Empresas e de Agronegócios concluem, nesta quarta-feira, o “lançamento” de diversos produtos que eles pesquisaram para o mercado local. Na verdade, são simulações que mobilizam os conhecimentos de marketing estudados na disciplina de Administração Mercadológica. O desafio foi proposto pelo professor Marcelo Ioris Koche e as apresentações dos produtos estão sendo feitas em forma de seminários. Alguns, mais parecem um pequeno banquete. “O objetivo de cada grupo é promover uma campanha de marketing, desde a concepção do produto até o seu lançamento no mercado e vários grupos usaram a estratégia da degustação”, disse o professor. Nesse trabalho que já dura quase dois meses, os grupos criaram diversos produtos a partir de 14 matérias-primas obtidas aqui mesmo ou em outras regiões, como milho, soja, leite, peixe, frutos do mar, o papel e a borracha. Além de pensar no quê fabricar, os alunos tiveram de desenvolver a logomarca e um slogan para o produto, segundo estratégias de venda em que se incluem estudos para identificar o perfil do provável público consumidor, definição de preços de venda perante a concorrência e pesquisas mercadológicas. “O que os deixa mais motivados é a visualização do que acontece no departamento de marketing de uma empresa, onde cada um tem uma tarefa no lançamento do produto”, disse o professor Marcelo Koche. Ele disse que, entre os itens de avaliação do trabalho, consideram-se as saídas criadas pelos alunos para diferenciar os seus lançamentos de produtos similares, já existentes no mercado. O grupo do estudante Paulo Camacho, por exemplo, optou por lançar queijos artesanais feitos com leite produzido em pequenas propriedades rurais, em sistema cooperativo. A meta é conquistar consumidores dispostos a pagar um pouco mais por produtos naturais, hoje chamados de orgânicos. A “Cooperqueijo”, marca fictícia criada pelos alunos, apresentou uma linha de queijos simples e de queijos temperados com tomate seco, salsa e azeitona, incomuns nas prateleiras dos supermercados. “Para isso, a gente obteve conhecimentos junto a um lacticínio de Rio Brilhante e entre famílias da cidade. Nós fomos aos mercados e acabamos usando na prática o que aprendemos, então, é legal você poder qual é o resultado de seu estudo, de imediato”, falou Camacho.