Faculdade da Saúde estende mensagem do Dia Mundial sem Tabaco.

Muitas propagandas contra o cigarro, utilizadas na semana passada, continuam em exposição na UNIGRAN.
Alunos, funcionários e visitantes que integram a comunidade acadêmica da UNIGRAN continuarão a ver, por mais alguns dias, os cartazes de propaganda antitabagista que estão espalhados pela Instituição. As peças foram desenvolvidas por alunos dos ID_CURSOs da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, que relacionaram o vício de fumar a temas de suas áreas - Nutrição, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem Psicologia, Fisioterapia e Estética e Cosmetologia. Além dos cartazes, durante toda a semana a professora Juliana Cury, responsável pelo setor cardiorespiratório da Clinica de Fisioterapia da UNIGRAN, ministrou palestras sobre os danos causados pelo cigarro à saúde das pessoas. Conforme explicou a diretora da Faculdade de Saúde, professora Adriana Mestriner, com essa atividade, objetiva-se conscientizar os fumantes dos perigos que estão correndo. “Não queríamos que o Dia Mundial sem Tabaco passasse em branco, por isso pedimos aos professores que inserissem em suas disciplinas conteúdos sobre o hábito de fumar, para chamar dos alunos sobre as patologias relacionadas ao fumo. Foi meio corrido, mas conseguimos chamar a atenção da nossa comunidade”, contou a diretora. Segundo ela, há relatos de pessoas que antes nem pensavam em parar de fumar e que agora já consideram essa possibilidade. O trabalho envolveu, inclusive, a disciplina de linguagem e argumentação, na elaboração das mensagens dos cartazes. Para a acadêmica de Geografia da UFMS e ex-fumante, Felisbela de Souza Diniz Moura, 41, a campanha é válida como informação não só sobre melhoria da saúde, mas também do bolso. “Eu vi essa propaganda toda e acho válida, porque o vicio é terrível, e quando eu parei de fumar eu observei o quanto eu queimava o meu dinheiro”, disse a estudante. O Dia Mundial sem Tabaco é 31 de maio.