UNIGRAN inaugura Hospital-e-Clínica-Escola de Medicina Veterinária, nesta quarta-feira.

Fachada das novas instalações do ID_CURSO de Medicina Veterinária, à Rua Aurora de Matos, que ficam no prédio 5 da Unigran (abaixo).
Nesta quarta-feira, a Mantenedora da UNIGRAN entrega à comunidade douradense e aos acadêmicos e professores do ID_CURSO de Medicina Veterinária, uma completa infra-estrutura física e equipamentos de serviço clínico-hospitalar para pequenos e grandes animais. O Hospital-e-Clínica-Escola de Medicina Veterinária será inaugurado pela reitora da Instituição, professora Rosa Maria D’Amato De Déa, em solenidade marcada para as 16h, na unidade cinco da UNIGRAN. Embora realizada fora do Parque de Exposições, a inauguração integra a programação da “41ª Expoagro” devido à importância que ela representa à economia pecuária da região. Também por essa razão, o evento deverá ser prestigiado por muitos produtores e membros do Sindicato Rural de Dourados. Entre as autoridades que estarão presentes, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MS), Roberto Rachid Bacha, é um dos nomes de destaque. Únicas no sul do Estado, as novas instalações marcam a evolução da Medicina Veterinária em uma região de forte vocação em todos os segmentos da pecuária, principalmente, na bovinocultura de corte e de leite. Mas Mato Grosso do Sul, como um todo, ainda está se firmando como exportador de carne in natura e industrializada, e necessita de profissionais de elevada qualificação para atuar em toda essa cadeia de produção. E afora o setor do agronegócio, o veterinário ainda encontra um amplo mercado de trabalho nos cuidados aos animais de estimação, entre outros nichos de atuação. É nesse contexto que a UNIGRAN implantou o ID_CURSO de Medicina Veterinária, segundo um reconhecido padrão de excelência de ensino. A Clínica-Escola, na verdade, é um Hospital Veterinário praticamente completo. A entrega da obra reafirma o compromisso da Instituição com o desenvolvimento regional, criando opções para os estudantes e colocando profissionais de alta capacitação no mercado de trabalho. “Estruturalmente e fisicamente, nós estamos adequados para funcionar como hospital, falta, basicamente, só a parte de dormitórios para os residentes, até porque a primeira turma se forma daqui a dois anos. Então, o Hospital Veterinário começa funcionar como Clínica, e a partir do momento que formarmos a primeira turma, funcionaremos como hospital, atendendo 24 DATA_HORAs por dia”, explicou o professor Robson Cavalcante de Almeida, coordenador do ID_CURSO de Medicina Veterinária. As Instalações Ele disse que o Hospital-e-Clinica-Escola de Veterinária da UNIGRAN dispõe de um serviço completo de diagnóstico por Raio X, quatro centros cirúrgicos – três para pequenos e um para grandes animais – e de laboratórios clínicos para análises de sangue, urina e fezes. “Ali vai funcionar a parte ambulatorial, a parte clínica, um centro radiológico altamente tecnificado e quatro centros cirúrgicos; é um hospital completo, onde o aluno vai ter a oportunidade de vivenciar todas as fases de um ato cirúrgico, de rotina ou não, e aprender, aqui, as técnicas que se usam em todos os lugares do país”, concluiu o professor Robson. As cirurgias e os outros procedimentos de risco serão realizados apenas por professores e cirurgiões convidados. Antes da residência e do estágio profissional, os alunos serão apenas observadores.