Exposição de bonecos mostra o uso da criatividade na Educação Física.

A mostra leva o visitante a refletir sobre os diversos fundamentos pedagógicos que envolvem a Educação Física.
Conseguir que um aluno ou uma aluna das séries iniciais faça Educação Física na Escola é trabalho de muita criatividade. As crianças pequenas precisam exercitar a coordenação motora ampla e a fina e o próprio físico para melDATA_HORAr o seu desenvolvimento. A questão é fazê-las se concentrar em exercícios repetitivos, como nas antigas aulas de ginástica. Os acadêmicos da UNIGRAN aprendem a resolver esse problema com o uso de criatividade artística. Os bonecos que estão à mostra no Espaço Cultural do Prédio 2 mostram um pouco do que eles estudam na disciplina de “Recreação”, da professora Lourdes Lago Stefanelo. A professora explica que os bonecos são marionetes que podem ser utilizadas em histórias curtas e movimentadas, que as próprias crianças podem criar com a ajuda de vários professores. A história que é primeiramente contada de forma teatral deve levar cerca de cinco minutos, mas rende atividades para os restantes 40 minutos de uma aula quando os alunos se tornam os seus personagens. Assim, a turminha se concentra na atividade, corre, brinca e exercita não só o físico, mas também a expressão verbal, a expressão corporal e outras habilidades, com a interdisciplinaridade que recomendam os PCNs (Planos Curriculares Nacionais). “Então, o professor pode trabalhar com a professora de Artes, com o professor de Português, com o de Ciências, eu acho que essa é interdisciplinaridade que muitas vezes o professor não sabe como realizar”, disse a professora Lourdes Stefanelo. A história inventada pela acadêmica Edileusa Moreira, de 22 anos, fala justamente do gosto da criança pela brincadeira “bem desorganizada”. “A história que a gente fez é para uma apresentação teatral sobre a recreação na escola. Ela fala da criança que gosta mais da aula quando a professora canta e brinca com ela, e por isso preferem a Educação Física às outras disciplinas”, contou a aluna do 2º ano. A Mostra de Bonecos e Fantoches é acompanhada de sinopses das estórias criadas por alunos do 2º e do 4º anos de Educação Física.