"XI OLIGRAN" cumpre intensa programação esportiva até o dia 20.

A natação abriu a programação esportiva da OLIGRAN 2005, sábado. A semana será toda de jogos na UNIGRAN.
A inscrição de um número maior de equipes na XI OLIGRAN resultou no aumento de quase 10% na quantidade de jogos coletivos programados para as manhãs e noites, desta semana. Em 2004, foram 176 partidas e, neste ano, haverá 192 jogos, sem somar as competições individuais em modalidades como xadrez, tênis, tênis de mesa, judô, atletismo e natação. De acordo com o professor Carlos Muchão, coordenador da OLIGRAN, haverá partidas de nível técnico elevado, devido ã participação de atletas de alto rendimento – no futsal, por exemplo, alguns foram campeões estaduais neste ano – em contraste com jogos que deixarão a desejar no aspecto técnica, mas não em empolgação. “Vamos ter, com certeza, muitas partidas gostosas de assistir e outras com os atletas modestamente representando os seus ID_CURSOs, mas a gente não tem tanta preocupação com o nível técnico”, comentou o professor Carlos. Ele reafirma que a meta das OLIGRANS não é revelar atletas de alto nível técnico. O congraçamento entre os acadêmicos é o objetivo principal do evento. Contudo, em toda competição esportiva, há rivalidades e desejos de revanches. Para administrar esses possíveis problemas, a arbitragem é decisiva. A maioria dos árbitros é de estudantes de Educação Física que integram os quadros das federações de vôlei, basquete, futebol, handebol e natação. Porém, em várias partidas, o melhor é escalar árbitros que não têm vínculo com a Instituição. “A gente estabelece parcerias com os sindicatos e federações, para estarem aqui conosco, porque é difícil colocarmos somente os nossos árbitros. Primeiro por causa do vínculo que eles têm com o ID_CURSO, e depois é uma competição muito grande e tem partidas quentes, que precisam de árbitros com bastante experiência. Por isso, a Oligran é acima de tudo um laboratório para o ID_CURSO de Educação Física, quer seja na organização da abertura, em si e, depois, durante os jogos”, analisou o professor Carlos Muchão.