ID_CURSO de Fisioterapia promove a saúde na 3ª Idade, desde antes do Estatuto do Idoso.

Mais de 40 senhores e senDATA_HORAs recebem atendimento semanal gratuito em saúde, na Clínica-Escola de Fisioterapia da UNIGRAN.
O Projeto de Extensão “Atividades Fisioterápicas na Promoção do Envelhecimento Saudável”, desenvolvido por alunos do 3º ano de Fisioterapia da UNIGRAN, entrou no seu quarto ano, neste mês, rejuvenescendo o ânimo dos idosos para a vida. “Eu adoro aqui, para o corpo, para a saúde; graças a Deus, eu me sinto tão bem com o tratamento que eles [alunos] fazem”, enfatizou dona Cassilda Almeida Renovato, de 72 anos de idade. Ela freqüenta as sessões fisioterápicas de quarta-feira faz três anos e se orgulha em dizer que tem 11 filhos, 19 netos e 21 bisnetos. Com igual disposição, o senhor Nelson Kirchein, de 60 anos, aposentado por problemas na coluna há dezessete, diz que sua rotina de vida melhorou desde que começou a ser atendido no projeto. “Eu preciso estar sempre em movimento e aqui eu faço exercícios de fisioterapia e hidroterapia, duas vezes por semana, e gosto muito”, disse ele. Atualmente, o professor-orientador dos alunos nessa atividade é o fisioterapeuta Vinicius Nobre Bispo. O projeto “Atividades Fisioterápicas na Promoção do Envelhecimento Saudável” é vinculado à Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN e nasceu quando o Estatuto do Idoso era ainda uma discussão na sociedade. Hoje, o Estatuto estabelece que o idoso deve receber atendimento integral em saúde, a fim de se lhe assegurar qualidade de vida. Contudo, poucos municípios dispõem de infra-estrutura pública que permita ao idoso usufruir desse direito. “Acho que essa é a grande ação da UNIGRAN nesse projeto, que é a de suprir essa necessidade social aqui em Dourados”, disse o professor José Ronaldo Veronesi Junior, coordenador da Clínica-Escola de Fisioterapia da Instituição. Ele comenta que vários estudos e pesquisas mundiais reconhecem os benefícios dos exercícios físicos e fisioterápicos contra os efeitos do envelhecimento. Além de oferecer uma variedade de atividades que movimentam a mente e o corpo e promovem o convívio social, o Projeto faz encaminhamentos de pacientes para tratamentos especializados na Clínica de Fisioterapia da UNIGRAN. Para os alunos, que estão começando a pôr em prática a formação teórica recebida em sala de aula, a vivência no projeto para a Melhor Idade ajuda a desenvolver aprendizados que vão além das questões técnicas e profissionais da Fisioterapia. “Aprendizado pessoal, inclusive”, disse a acadêmica Sinaila Assis Devechi, de 21 anos, “depois de seis semanas no projeto, a gente tem uma visão totalmente diferente da melhor idade: mudou o relacionamento até com os pais da gente, com os avós, em relação a ter mais carinho; eles são pessoas que precisam de nossa atenção e nós também vamos precisar disso”, completou.