Estudantes da UNIGRAN orientam a população com informações sobre saúde, no "Feirão da ACID".

Alunos de Biomedicina e Nutrição conversaram comas as pessoas sobre DST e riscos da obesidade para a saúde.
Os ID_CURSOs de Biomedicina e de Nutrição da UNIGRAN marcaram importante presença no “2º Feirão a Céu Aberto”, promovido neste domingo pela Associação Comercial e Industrial de Dourados (ACID). O evento atraiu mais de 30 mil pessoas ao centro da cidade, interessadas nas ofertas dos quarenta e dois expositores da feira e no lazer oferecido às crianças. Com tempo para passear, o Feirão foi também uma oportunidade para as pessoas se informarem melhor sobre questões de saúde. Por esse motivo, o pessoal de Biomedicina deu continuidade ao trabalho de orientação, pesquisa e popularização da profissão biomédica, iniciado com a implantação do ID_CURSO, em 2001. Orientados por professores, os acadêmicos conversaram com adolescentes, senhores e senDATA_HORAs acerca das doenças sexualmente transmissíveis (DST), e sobre os métodos de prevenção de contágio existentes. Os alunos utilizam, ainda, um questionário para conhecer o nível de conhecimento da população sobre a AIDs e as outras DSTs. “O nosso objetivo é informar às pessoas sobre o uso da camisinha e saber delas se consideram os seus parceiros seguros, e qual o conhecimento que têm de outras doenças sexualmente transmissíveis, além da AIDs, como o HPV, a sífilis, a gonorréia e a hepatite B”, explicou a coordenadora do ID_CURSO de Biomedicina, professora Valdelice Burgos. Profissional de valor reconhecido na educação em saúde e importância crescente na área médica, o nutricionista está saindo dos laboratórios de alimentos para levar as novas descobertas à população. No Feirão deste domingo, um grupo de acadêmicas de Nutrição realizou pesagens e medições de altura e cintura em dezenas de pessoas, para encontrar números que sinalizem riscos para a saúde, o índice de massa corporal (IMC) e o que avalia a gordura localizada no abdome. “Essa é uma maneira de divulgarmos o nosso trabalho na área da Nutrição e de orientar as pessoas sobre doenças cardiovasculares e hipertensão, que também estão associadas à obesidade”, falou a estudante Caroline Wunsch. A dona de casa Inês Meves, de 53 anos, acha positiva atuação dos acadêmicos junto à população. “Isso é muito importante porque tem brasileiro que é relaxado e precisa de um cutucão, principalmente eu”, confidenciou. A professora Miriam Pereira Soares, falou que a proposta do ID_CURSO de Nutrição nesses eventos é justamente a de difundir os conhecimentos sobre alimentação e saúde para a população. “Muita gente desconhece o seu peso, a sua própria altura e julga a questão da saúde muito pela aparência, e aqui estamos fazendo diagnósticos baseando-nos em alguns índices [científicos] e as alunas estão vendo, na prática, como é o atendimento ambulatorial e esse contato com a população é muito bom”, explicou a professora.