ID_CURSO de Medicina Veterinário firma convênio com empresa de alta tecnologia genética.

Representantes da UNIGRAN e aa Embrearte, de Rio Brilhante, assinaram, ontem, convênio de cooperação em extensão e estágio acadêmicos.
A Embriart Genética e Reprodução Animal, empresa sediada na Fazenda “Mata Sede”, no município vizinho de Rio Brilhante, e o ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN formalizaram um convênio de cooperação técnica, nesta sexta-feira, que abre possibilidades valiosas de pesquisa e de estágio para os acadêmicos da Instituição. Tanto a empresa de tecnologia veterinária como a Fazenda são duas referências, no país, de utilização dos mais avançados reID_CURSOs científicos na pecuária, como a transferência de embriões e a ultrassonografia de carcaças. “É um privilégio ter uma parceria com uma empresa desse porte, que vai contribuir, em muito, na formação dos nossos alunos”, disse o professor Robson Ferreira de Almeida, coordenador de Medicina Veterinária. Para a assinatura do convênio, a reitora da UNIGRAN, professora Rosa Maria D’Amato De Déa, recebeu os diretores da Embriart, o empresário rural e zootecnista Mário Luiz Carneiro Costa, e os filhos, Gabriela Costa, também zootecnista, e Marcelo Costa, médico veterinário. Gabriela, de 27 anos, já é mestre em Genética e MelDATA_HORAmento Animal, e Marcelo, 29, é mestre em Produção Animal. Ambos têm especializações feitas nos Estados Unidos em ultrassonografia de carcaças e em transferência de embriões, respectivamente. “Sentimo-nos muito honrados com essa parceria e esperamos que os nossos alunos aproveitem bem a oportunidade”, falou a reitora. Há mais de quinze anos trabalhando no melDATA_HORAmento genético das raças Brangus e Brahman, a Fazenda Mata Sede especializou-se também na transferência de embriões, tornando-se uma empresa de renome nesse mercado, que é voltado, principalmente, para criadores de gado de elite. “Somos uma empresa que faz a coleta, o processamento de embriões e os transplantes, e prestamos serviços diversos nas áreas de Veterinária e Zootecnia”, explicou Mario Luiz. A inovação mais recente da empresa, disse ele, é o serviço de ultrassonografia de carcaças, técnica recente no Brasil para diagnóstico de massa corporal e da cobertura de gordura dos animais. “Isso é usado para saber se o animal tem a cobertura de gordura que o frigorífico exige, se está no ponto de abate, é uma técnica bem avançada, realmente”, observou o zootecnista. Ele, assim como os filhos, destacaram a importância dos estágios durante a formação acadêmica de um profissional. Gabriela Costa, que está dando continuidade a um programa de avaliação visual de gado nelore e de acasalamentos direcionados, e Marcelo, responsável pela transferência de embriões, já se dispuseram a auxiliar os alunos da UNIGRAN. “A gente tem toda essa desenvoltura na profissão porque tivemos oportunidade, então, a gente tem que dar isso também, para formarmos bons profissionais na região”, disse o médico veterinário.