Alunos de Medicina Veterinária têm aula de campo sobre técnicas cirúrgicas.

Turma do 3º ano fez aula prática de descorna. Nos detalhes, imobilização e anestesia dos animais e duas novilhas, após a cirurgia.
Nesta semana, os alunos do 3º ano de Medicina Veterinária da UNIGRAN puderam ver, de perto, como se faz a descorna cirúrgica em bovinos. A aula realizada na Estância Maranata, que fica no município de Vicentina, a 80 quilômetros de Dourados, foi orientada pelo professor Klaus Casarro Saturnino, da disciplina de Semiologia e Técnicas Cirúrgicas. Vinte animais, com idades entre um ano e um ano e meio foram operados, a fim de que não se machuquem, entre si, e de que o manejo seja facilitado. O trabalho foi acompanhado, também, pelo coordenador do ID_CURSO, professor Robson Cavalcante de Almeida, e pelo veterinário responsável pelo rebanho da fazenda, Adivaldo Marques Cavalheiro. “É muito importante que esses futuros profissionais já tenham esse contato com a prática”, elogiou Cavalheiro. A Estância Maranata, de propriedade do professor de Direito Ailton Stropa Garcia, produz leite, e o gado predominante é o da raça girolanda, resultante do cruzamento das raças gir e holandesa. Segundo os professores, em condições confinamento e na DATA_HORA da ordenha, os chifres oferecem riscos para os próprios animais e para os tratadores. Por isso é feita a descorna, que pode ser com ferro quente e com o uso de produtos químicos, quando os animais ainda são bem jovens, ou cirúrgica, para reses com mais de cinco ou seis meses de idade. Na cirurgia, usam-se anestésicos que tiram sensibilidade do nervo cornual, e uma técnica especial de sutura, para se evitar hemorragias. Para os pecuaristas, a descorna, além de necessária ao manejo dos animais, valoriza o rebanho, pois o gado mocho, sem chifres, é mais valorizado no mercado. Para os 30 alunos que se envolveram nesse trabalho, durante toda a terça-feira toda, a aula de campo atendeu às suas expectativas de poderem conferir como funcionam as teorias, no dia-a-dia da profissão. “Foi uma oportunidade de colocar em prática o que aprendemos em sala de aula”, disse a Sirlei Buff. (reportagem e foto - Aliny Fernandes, estagiária de Jornalismo).