Acadêmicos de Biomedicina discutem as oportunidades da profissão.

Coordenadora do ID_CURSO, Valdelice Burgos, e a profª Rosemeire Navarro (detalhe) motivaram os alunos para uma profissão-chave na área da saúde.
A aprovação da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei 2.401/03, que regula as atividades relacionadas aos Organismos Geneticamente Modificados (OGM) e permite pesquisas com células-tronco humanas beneficia ainda mais a Biomedicina. A profissão, que praticamente nasceu com a sofisticação da pesquisa nos campos da citologia e da genética – para o desenvolvimento de remédios e de vacinas, por exemplo – tende a ampliar o seu espaço entre as profissões da saúde. Assim que for sancionada pelo presidente da República, a nova Lei de Biossegurança deverá revolucionar as atividades nas áreas médica e biomédica, tanto na parte da saúde humana, quanto nas pesquisas com animais e vegetais. Esse e outros assuntos relacionados à profissão foram temas da palestra que a coordenadora do ID_CURSO de Biomedicina da UNIGRAN, professora Valdelice Oliveira Burgos, ministrou nesta quinta-feira, 3, para os acadêmicos ID_CURSO, a maioria, do 1º ano. Biomédica especializada em Imunologia e mestra e doutoranda em Parasitologia, na Universidade de Campinas (Unicamp), Valdelice Burgos falou sobre essa profissão instituída no Brasil em 1966, na Escola Paulista de Medicina, que é ligada à Universidade Federal de São Paulo. A palestrante detalhou as atividades do biomédico, em cada área de atuação, realçando as especializações que possibilitam ao profissional atuar em especialidades bastante diversas, a partir da formação generalista que recebe na graduação, como as pesquisas com câncer, biofísica e análises ambientais, análise por imagem, genética, histologia, imunologia e parasitologia, além das análises clínicas. “Os profissionais biomédicos estão se destacando no Brasil e até no exterior; eu mesma conheço um biomédico que dá aula nos EUA e biomédicos de empresas multinacionais de grande importância no Brasil, atuando na área da vacina e no Projeto Genoma e com células-tronco”, disse. A professora Valdelice considerou a palestra muito válida para os alunos do primeiro ano, que puderam visualizar o perfil da profissão e, os do 4º ano, no sentido de decidirem o rumo que vão tomar após a formatura. Complementando o evento com uma palestra motivacional, a psicóloga e professora Rosemeire Navarro, coordenadora da Clínica de Psicologia da UNIGRAN, falou sobre a carreira de estudante e os desafios da vida universitária.