Palestrante fala da atuação do veterinário na vigilância sanitária.

Frederico Bittencourt destacou o compromisso dos médicos veterinários de prestar informações aos órgãos de saúde animal.
O médico veterinário Frederico Bittencourt Maia, inspetor da Agência Estadual de Defesa Sanitária Vegetal e Animal (IAGRO), em Dourados, ministrou hoje, no ID_CURSO de Medicina Veterinária da UNIGRAN, uma palestra informativa sobre os serviços de vigilância sanitária. Ele falou da rigidez, exigida por parte dos países importadores, no controle de doenças em animais, como a febre aftosa, e explicou o funcionamento dos sistemas de vigilância. A comunicação entre os vários órgãos começa nos municípios, passa pelas agências e secretarias estaduais, pelo Ministério da Agricultura e chega à Organização Internacional de Epizootias, mais conhecida como Organização Mundial de Saúde Animal, responsável por declarar uma determinada área rural como sendo livre de doenças. Nesse sistema, os profissionais de Medicina Veterinária são os encarregados de identificar os eventuais focos de doenças, com o compromisso de repassar as informações obtidas para os órgãos de governo e para a sociedade, não importando o setor em que atua. “Os veterinários da iniciativa privada são tão importantes no papel de fiscalização quanto os que trabalham nos serviços públicos”, ressaltou Frederico Bittencourt, comentando que o profissional que deixa de informar, devidamente, uma ocorrência de doença contagiosa num rebanho, corre o risco de perder o registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária.