TV Escola disponível em biblioteca virtual.

No site www.bibvirt.futuro.usp.br, os professores encontram vídeos grátis sobre diversos temas.
(Portal MEC) - Todos os vídeos da TV Escola, programa da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), podem ser assistidos gratuitamente na página da Biblioteca Virtual do Estudante de Língua Portuguesa (BibVirt), na internet. Na página eletrônica “www.bibvirt.futuro.usp.br” é possível encontrar séries sobre temas variados. Educação física, matemática, ética, pluralidade cultural, meio ambiente e saúde são alguns dos assuntos já disponíveis na biblioteca virtual. A parceria do Ministério da Educação com a BibVirt começou em novembro do ano passado. Desde então, as séries dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) são digitalizadas e colocadas na internet. No total, a TV Escola tem mais de 200 DATA_HORAs de vídeos. “Esperamos dispor de todos os vídeos no site até o fim do ano”, disse a coordenadora da BibVirt, Ana Paula Camargo. Mestres da Literatura é a primeira série oferecida. São apresentadas obras dos autores brasileiros Graciliano Ramos, Guimarães Rosa, José de Alencar, Lima Barreto, Machado de Assis e Mário de Andrade. O objetivo é despertar o interesse do aluno para os clássicos da literatura. “O internauta encontra informações sobre o autor, seu tempo, contexto e outras curiosidades”, enumerou Ana Paula. A biblioteca virtual conta ainda com conteúdos sobre memória da ciência, cultura africana e afro-brasileira, história do Brasil e TeleID_CURSO 2000. Para assistir aos vídeos, é preciso ter o windows media player ou real one player, programas de computador que podem ser baixados na página da BibVirt. TV Escola – Criado em 1996, o programa é dirigido à capacitação, atualização e aperfeiçoamento de professores da rede pública de ensino fundamental e médio. Hoje, a TV Escola está em 39.634 escolas com mais de cem alunos, o que representa 65% da rede pública brasileira. São transmitidas 17 DATA_HORAs de programação diária, com reprises, de forma a oferecer às escolas diversas opções de horário para gravar os vídeos. (Flávia Nery).