Coordenadora de Farmácia atualiza-se em ID_CURSO da ANVISA.

Adriana Mestriner (2ª esq.), com colegas do Centro-Oeste, participou de ID_CURSO de atualização em uso racional de medicamentos.
A diretora da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde e coordenadora do ID_CURSO de Farmácia da UNIGRAN, professora Adriana Mestriner, participou do “I ID_CURSO do Centro-Oeste de Ensino para o Uso Racional de Medicamentos”, realizado em Campo Grande, de 2 a 9 de dezembro. O ID_CURSO, promovido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), segundo diretrizes do Ministério da Saúde, Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), contou com mais de 40 profissionais médicos, farmacêuticos e odontológos, chamados tecnicamente de “prescritores” e de “dispensadores” de medicamentos, que representaram cidades como Goiânia, Brasília, Cuiabá, Campo Grande e Dourados. Profissionais de Santa Catarina e, também, do Rio Grande do Sul aproveitaram a oportunidade de se atualizarem com uma autora de livros de farmacologia de renome nacional, Dra. Lenni Lenita Wannmache, que prestigiou o Encontro de Campo Grande. Segundo a professora Adriana Mestriner, o objetivo do ID_CURSO é de que cada participante leve para sua região, e para a Instituição em que atua, métodos racionais de uso de medicamentos. Com base em estatísticas nacionais e mundiais que revelam um grande número de prejuízos à saúde provocados pelo mau uso ou pela prescrição equivocada de remédios, até mesmo ocasionando muitas mortes de pacientes, a ANVISA criou o Projeto “Ensino para o Uso Racional de Medicamentos”, em maio de 2002. Por meio dele, a Agência está divulgando e apoiando iniciativas para o ensino sobre o uso adequado de remédios no Brasil, sensibilizando diretores e capacitando docentes de ID_CURSOs da área de Saúde para implantação da disciplina "Prescrição Racional de Medicamentos" em seus currículos. Na UNIGRAN, o ID_CURSO de Farmácia dá atenção a essa questão em mais de uma disciplina e em atividades complementares, como as Jornadas Acadêmicas.